Pedro Lopes | Antony Blinken | ©DR

Administração Biden em visita virtual a África com Pedro Lopes como convidado

Cabo Verde, representado pelo secretário de Estado Pedro Lopes, participou na visita virtual de Antony J. Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, ao continente africano. Para o encontro, Blinken escolheu dez líderes jovens africanos que participaram no programa Yali, criado pelo antigo Presidente norte-americano Barack Obama, em 2011.

De acordo com um comunicado enviado à redação da BANTUMEN, “Pedro Lopes teve a oportunidade de estar virtualmente com Antony Blinken para conversar sobre vários tópicos, nomeadamente o papel da juventude no futuro de África, desenvolvimento económico, democracia e boa governança, mudança climática, saúde e inovação”.

“Falámos sobre os desafios que a inovação e as redes sociais colocam para a erosão de países pequenos e a necessidade, talvez, de haver uma regulação mundial que protege os pequenos Estados como Cabo Verde”, afirmou ainda o secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional cabo-verdiano, em conversa com a Voz da América, depois da videoconferência com Blinken.

O encontro entre os dois dirigentes centrou-se nas redes sociais, a sua importância, mas também no perigo de poderem contribuir para a erosão da democracia em África, “uma preocupação revelada” pelo chefe da diplomacia norte-americana.

Com o principal objetivo de discutir a cooperação futura para promover a democracia e expandir o comércio, e explorar caminhos para enfrentar os desafios globais, incluindo a mudança climática e a pandemia COVID-19, o encontro terá também como ponto alto uma conferência com os presidentes nigeriano e queniano, “para reiterar o valor de relacionamento entre os Estados Unidos, a Nigéria e o Quénia”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.