Rincon Sapiência narra as vivências da quebrada em “Cotidiano”

Rincon Sapiência acaba de lançar nova música que tem como ponto de partida a brasilidade do violão aliada à batida de funk. “Cotidiano” é um quadro sonoro que retrata o dia-a-dia da “quebrada” na periferia, “que, apesar das dificuldades, se mantém confiante”, lemos no press enviado à BANTUMEN.

“Nós segue a meta porque a meta é recuar jamais. Não sai da área de conforto quem tá rodeano. E nunca ache que o seu sonho é querer demais, lembra do corre que é feito no cotidiano”, dizem os primeiros versos despejados na voz e no flow inconfundíveis de Rincon Sapiência.

O single do cantor e compositor da Zona Leste de São Paulo oferece-nos “partículas” do funk rasteiro e foi produzido por Oldilla Beats, jovem produtor também da Zona Leste de São Paulo. “A ideia é trazer um texto para a periferia se identificar. É importante ter orgulho do nosso lugar de origem, sem abrir mão do desejo de ver as coisas mudarem para melhor. O momento social do mundo pede muito isso”, acredita Rincon.

O artista explica ainda que, no contexto histórico do Brasil, o quotidiano do homem preto e da mulher preta sempre foi sobreviver, mas viver também é importante. “Aproveitar o momento, as formas que a periferia criou de sociedade. Muitas vezes é esgoto a céu aberto, mas também tem árvores, áreas verdes, praças. É falar sobre progresso, saúde, não necessariamente sobre estar numa mansão, morar no bairro X, ou ter um carro Y. É mostrar as outras formas de viver bem”, desenvolve o rapper, que mesmo citando referências automotivas, grifes, costura um texto que frisa também a importância das coisas simples, tal como diz no verso “…cheio de marca nessas roupas isso custa caro, se não tem grana pra comprar pode ficar tranquilo. Quem nasce no berço de ouro o dinheiro compra, mas veja bem é maloquêro é quem tem estilo”.

A principal referência desta música é o funk consciente, vertente do ritmo que tem se destacado em São Paulo e que narra a verdadeira essência das comunidades, tal como acontecia no videoclipes dos anos ’90. “Tem um bonde fazendo músicas incríveis como MC Lipe, Paulinho da Capital, Kayblack, Hariel e Menor da VG. Tenho curtido bastante, porque vejo como as pessoas recebem essas mensagens e cantam emocionadas. Por isso me senti à vontade de trazer essa energia pra minha música também”, justifica.

“Cotidiano” já está disponível nas diferentes plataformas de streaming, distribuída pela Altafonte.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.