OG Vuino

OG Vuino diz que o “Kuduro é o rap de Angola”

O artista e produtor OG Vuino, fundador do mítico grupo de rap Kalibrados, é o convidado do episódio 14.º da 4ª temporada de BANTUMENPodcast. 

Flow é das expressões mais usadas na cultura rap, derivada da palavra da língua inglesa fluency, que significa fluência, cadência, fôlego, fazer fluir, desenrolar, encaixar e, para terminar, na música é a ação de acompanhar o beat

É com esta descrição que introduzimos o tema do podcast a este senhor do hip-hop angolano e lusófono, que começou a sua trajetória em 2005, quando o grupo estreou-se com o disco Negócio Fechado.

A banda era composta por Vui Vui, hoje conhecido por OG Vuino, Kadaff, Laton e Mister K, e deu os primeiros passos na música em Luanda.

O êxito em Angola foi imediato e os Kalibrados conquistaram vários prémios, incluindo o de Álbum do Ano, além de terem feito abertura de concertos para Missy Elliot e 50 Cent, em Angola, e Busta Rhymes e Kanye West, em Portugal. 

Contudo, o grupo teve uma carreira relativamente curta mas repleta de sucessos e  foi o grande trampolim para a cultura do hip-hop Angolana a nível internacional, numa altura pós SSP. 

Para este episódio, contamos com a opinião de OG Vuino sobre as novas variantes do hip hop, como por exemplo o estilo dos Seketxe ou de Pitkelson, que foram buscar a sua identidade singular ao Kuduro. O artista, autor e empresário também adiantou várias informações sobre o seu próximo projeto musical, que estreia-se a 24 de agosto – dia em que completa 38 anos -, e que é o seu primeiro projeto a solo deste que fez a passagem de Vui Vui para OG Vuino. 

Este episódio tem a direcção de Eddie Pipocas e foi gravado via Zoom, portanto, claro que tem algumas interferências da má ligação da Internet, embora o conteúdo esteja perfeitamente perceptível.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.