Neyma

Dama do Bling, Neyma, Marllen e Mimae apresentam “Strong Woman”

Ainda no mês que homenageia a mulher moçambicana, quatro artistas fecharam abril com uma música que juntou dois ritmos típicos do país, o Pandza e a Marrabenta. Dama do Bling, Neyma, Marllen e Mimae enalteceram a força das suas compatriotas através da música “Strong Woman”.

A obra descreve a mulher moçambicana que, além de ser forte e lutadora, tem um gingado único e incomparável.

Além destas quatro artistas, o vídeo de “Strong Woman” contou com a participação de Melanie de Vales, cantora moçambicana com a carreira por conta da label angolana LS Republicano.

Para entender a força desta canção é necessário conhecer a história de cada uma das vozes que deu vida à mesma.

Dama do Bling foi uma das cantoras reveladas pela Bang Entretenimento, a maior label da história da música moçambicana. Uma das poucas rappers femininas, emplacou vários hits como “Mexe Mexe”, “Quatro Anos Depois”, “Desabafo de um Recluso” e “Lágrimas de Mãe”.

Neyma é conhecida como a rainha da marrabenta pois foi com este ritmo que mostrou seu talento e alcance vocal, bem como as suas habilidades de performer. Quase sempre vestida de capulana, Neyma fez Moçambique dançar ao som de “Lirandzo”, “Como Anima Marrabenta” e “Kina Marrabenta”.

Outra artista que a Bang Entretenimento trouxe para debaixo dos holofotes é a Marllen, ou simplesmente Preta Negra. Marllen encantou os moçambicanos cantando músicas que convidavam qualquer um à pista de dança ou à reflexão. Na sua bagagem, a cantora carrega faixas como “Preta Negra”, que enaltecia a mulher de cor preta e “Filho” que conta a experiência de ser mãe.

Foi em 2011 que Mimae ficou conhecida a nível nacional, após o lançamento da sua música de estreia intitulada “Por Causa de Homem”, desde então, ficou conhecida por dar a sua doce voz a ritmos como R&B e Kizomba.

Importa referir que além, deste trabalho, o mês de abril foi marcado por trabalhos em nome da mulher moçambicana. Vannize estreou “Mulherão” e outras cinco artistas (Antita, Lourena Nhate, Matilde Conjo, Márcia e Miss Zav) juntaram-se para lançar “Mulher Moçambicana”.

Além de músicas novas, nasceu também neste mês a primeira girls band moçambicana chamada Real Divas, sobre a qual falámos aqui.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Velsoma Cumbana

Amante incurável de Jesus e consequentemente de todo o ser humano - ao menos tenta! Ama escrever e faz da comunicação, extensão de si mesma.