FESTIVAL FIXE

Maratona cultural une artistas lusófonos no Festival Fixe

Há um novo festival que quer dar destaque à nova criação artística e cultural dos vários países lusófonos e que se cruza através da língua portuguesa. De 5 a 9 de maio, a primeira edição do Fixe reúne uma programação online, totalmente gratuita, que apresenta nomes de destaque nas áreas da música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais, de países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.

Os destaques deste lado do oceano Atlântico serão o artista multidisciplinar Welket Bungué e a escritora Yovanka Paquete Perdição da Guiné Bissau; o autor Kalaf Epalanga e a formadora e professora da área de hotelaria Márcia Lousada de Angola; Selma Uamesse de Moçambique e Amaura, Pedro Mafama e DJ Marfox de Portugal.

O evento “é uma ação permanente de pesquisa, encontro e reflexão sobre a produção artística contemporânea dos países de língua portuguesa”, podemos ler no site do festival, que tem a curadoria da Let’s Gig e patrocínio da Petrobras Cultural.

O Fixe pretende ser também um encontro de reflexão sobre o papel da língua portuguesa num contexto pós-colonial, não como uma unidade unificadora de ideias, visões e estilos transversais aos vários países lusófonos mas como numa ferramenta de criatividade diversa que recebe a influência do seu contexto cultural, geográfico e político.

Com mais de 40 convidados e artistas, a programação inclui apresentações musicais, teatrais, debates, bate-papo, oficinas criativas de moda, performances artísticas, eventos gastronómicos e até uma mostra de filmes produzidos em países lusófonos.

A programação do Fixe está disponível no site do evento, que também serve de plataforma cultural.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.