KENON

#MostraoTeuNegócio: Kenon e a representatividade na decoração

Kenon, a empresa que apresentamos-te neste novo episódio de #MostraoTeuNegócio, insere-se na área da decoração e demarca-se de outros projetos por focar-se na cultura PALOP, aliando o tradicional africano ao contemporâneo ocidental.

Fundada por duas amigas e colegas de faculdade, Cláudia Fernandes e Silvana Pereira, o nome da marca surge do Forro, dialeto santomense. Ke’non são duas palavras agregadas numa só, que significam “nossa casa” em português. Quem procura os seus serviços ganha um sentimento de pertença, de familiaridade.

As empreendedoras têm a sua base de trabalho a funcionar em moldes digitais, motivada também pela distância que as separa. Cláudia está em Lisboa e Silvana na Austrália. Formadas em Marketing e Design Gráfico, ambas concebem as ideias, partilham-nas até filtrarem as que fazem sentido arriscar e investir.

O conceito central do projeto incide na vontade de empoderar a mulher negra e de estimular a comunidade PALOP à união. Na Kenon não são conhecidas fronteiras entre culturas. 

Entre artigos de decoração e acessórios de lifestyle, no seu catálogo podemos encontrar quadros, almofadas, capas para telemóveis ou canecas com frases de empoderamento feminino em crioulo, toucas de cetim inspiradas em padrões de tecidos africanos, entre outros produtos.

Com pouco mais de quatro meses, a empresa apoia-se nas redes sociais para criar a sua base de consumidores. Cláudia Fernandes e Silvana Pereira têm conseguido difundir o seu trabalho e conquistado o seu nicho de clientes, entre os quais a Makeup Artist e criadora de conteúdos Yara Lacerda, a estilista Roselyn Silva e a modelo Vânia Raquel.

A meta principal é criar produtos que representem o mundo moderno, mas que integrem representatividade, para que a casa dos seus clientes seja o reflexo das suas raizes e personalidade.

Descobre mais sobre a marca e as suas fundadoras através do player abaixo, ou diretamente nas plataformas de podcast.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

BANTULOJA
nv-author-image

Maria Barbosa

Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.