Roselyn Silva | DR

Roselyn Silva desenha batas hospitalares reutilizáveis para São Tomé e Príncipe

Numa extensão do seu trabalho diário no Atelier, em pleno coração de Lisboa, a renomada estilista Roselyn Silva embarcou numa viagem até São Tomé, sua terra natal, para cumprir o papel de mentora num projeto social.

Roselyn, ao longo da sua carreira, tem desenhado e produzido coleções que revelam grande competência técnica e criatividade. Desta feita, a criadora de moda pôs ao dispor estes dons e talentos para a realização de um projeto de cariz social, promovido pelo Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e pelo PNUD. 

A ideia é fruto das necessidades sentidas com o avanço dos efeitos médicos e socias causados pela pandemia da COVID-19, no país.

O projeto beneficente, cujo objetivo foi desenvolver uma ação de formação e produção de batas hospitalares, impermeáveis, contemplou costureiras(os) de São Tomé e Príncipe.

O produto apresentado tem como principal característica inovadora ser lavável e reutilizável, pensado especialmente para os profissionais de  saúde.

Tivémos a oportunidade de obter a seguinte declaração da criadora de moda, sobre o que representou, para si, a participação neste projeto: “Quando tive conhecimento do concurso, senti de imediato a necessidade de apoiar o meu país, colocando ao seu dispor, os meus conhecimentos do sector têxtil, nomeadamente para a produção de batas de proteção individual. É um orgulho, poder contribuir para o desenvolvimento social e para a promoção de emprego em São Tomé e Príncipe, com ideias inovadoras e sustentáveis. Espero que este primeiro passo seja fundamental para começarmos a olhar para o setor têxtil de STP como um grande potencial para a economia do país. Estou de coração cheio e estou grata a São Tomé e Príncipe por me ter selecionado e financiado este projeto que permitiu dar emprego a 10 costureiros santomenses.”

A criadora revelou ainda ter sido “igualmente fundamental” a parceria com Luisélio Salvaterra Pinto (Kripton) e Paulo Gomes (LMA), que deram apoio e coordenação para a concretização deste projeto.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Maria Barbosa

Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.