Wilson Photographer

Retrato de Wilson Photographer entre os melhores do mundo

O fotógrafo angolano Wilson viu o seu trabalho reconhecido internacionalmente depois de uma das suas fotografias ter sido selecionada para figurar entre as 100 melhores do mundo, no concurso 35Awards, na categoria de Melhores Retratos a Preto e Branco.

As imagens fora selecionadas entre 444 mil enviadas por mais de 123 mil profissionais oriundos de 173 países.

Sobre este reconhecimento, Wilson, que responde pelo nome de registo Matamba Kindala António, disse à BANTUMEN que, apesar de ter concorrido, a nomeação foi uma surpresa.

“Sempre acreditei em mim e no meu talento. Sou alguém muito focado e competitivo comigo mesmo, mas claro que não sabia que chegaria tão longe. Até agora não acredito que estou entre os melhores fotógrafos e no meio de tantas fotografias que eu achei que não teria chance nenhuma”, afirmou.

O fotógrafo recebeu um certificado reconhecido internacionalmente e salientou o facto de ter sido distinguido fora do país. Wilson explicou que tem recebido mais reconhecimento pelo público de fora do que o de dentro de Angola, acrescentado que os seus amigos, parente, e seguidores nas redes sociais são os que têm dado mais suporte ao seu trabalho.

“Digo sempre que, se o país dos meus pais não me valoriza, alguém neste mundo o irá fazer. As pessoas que têm dado suporte no meu trabalho cá são mais amigos, parentes e os meus seguidores nas redes sociais, isso me deixa muito feliz e com vontade de continuar”, desabafou o fotógrafo.

A foto vencedora é protagonizada pela modelo angolana Lussara Cadete. Segundo Wilson, a fotografia teve uma preparação inusitada porém, super rápida, sendo que a insistência em fazer o ensaio fotográfico com a modelo fez com que o trabalho também tivesse resultado.

“Sempre tive bom feeling para essa sessão. Alguma coisa batia certo com a Lussara. Ela no princípio não queria mas acabou por aceitar e, hoje, temos a fotografia mais partilhada a nível nacional”, explicou o fotógrafo.

A fotografia foi postada há quase um ano e já rodou o mundo inteiro e, inclusive, já recebeu destaque na revista e site de notícias CNN África.

O concurso 35Awards é realizado pelos organizadores e fundadores do 35photo.pro, que é dirigido a um número indefinido de pessoas, com o intuito de popularizar a fotografia como forma de arte no mundo.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Bruno Dinis

Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.