Os artigos mais clicados da semana | 30 mai a 5 jun

De 30 de maio a 5 de junho, a notícia da música de apoio à seleção portuguesa de futebol – que vai disputar o Euro 2020 – que junta as vozes de Preto Show, David Carreira, Ludmila e Giulia Be foi a mais lida na BANTUMEN. Segue-se BigZ Patronato com o seu novo single; o anúncio do lançamento do novo álbum dos Buraka Som Sistema; o Festival Rama em Flor que vai “desordenar e desconstruir a concepção do que é ser branco” com um novo ciclo de eventos e, por fim, a história de Edouard Mendy, guarda-redes do Chelsea e campeão da Champions League.

Preto Show junta-se a David Carreira, Ludmila e Giulia Be

Preto Show foi um dos artistas convidados do músico português David Carreira para compor e interpretar o hino do Euro 2020 (adiado por causa da pandemia). “Vamos com Tudo” junta assim o artista angolano a David Carreira e às brasileiras Ludmilla e Giulia Be.

“A música fala de cultura, força da língua portuguesa e da necessidade dos povos falantes da mesma língua estarem unidos e da selecção portuguesa, promovendo a fraternidade e o espírito integrador da competição, valores defendidos pela UEFA”, explica Preto Show.

BigZ Patronato está com “28 Na Costa”

No dia do seu aniversário, esta quarta-feira 2 de junho, o rapper cabo-verdiano BigZ Patronato lançou novo single. “28 Na Costa” (28 nas costas, em português) refere-se ao seu 28.º aniversário e na maturidade que o artista sente ter atingido.

O peso da responsabilidade da paternidade, a necessidade de deixar um legado aos filhos e a necessidade de dar o rumo certo à sua vida com foco na carreira artística, sem esquecer a gratidão de quem o tem apoiado, são a base da poderosa letra da música.

Os Buraka continuam vivos. Este é o novo álbum do grupo

Não, os Buraka Som Sistema não vão voltar à estrada… pelo menos para já, mas vão lançar um álbum no dia 2 de julho. Buraka 4 Ever foi gravado durante o último concerto da banda que marcou para sempre a música electrónica portuguesa de ascendência africana.

O evento aconteceu a 1 de julho de 2016, pelo que a edição deste trabalho celebra simbolicamente o fim de uma das bandas portuguesas de maior peso na cena internacional dos últimos anos.

Festival Rama em Flor vai “desordenar e desconstruir a concepção do que é ser branco”

O Rama em Flor, um festival que se compromete a celebrar o feminismo e a cultura queer, através de um programa transdisciplinar, heterogéneo e inclusivo, volta a acontecer este ano e com um ciclo de eventos que pretendem desconstruir o conceito de branquitude. 

Com apenas duas edições, 2016 e 2018, o festival assumiu a sua multidisciplinaridade com conversas, cinema, música, djsetsworkshops, exposições e feira de zines em vários espaços de Lisboa. Este ano, de 8 a 27 de junho, foi incluído o ciclo Desordem do Conceptual Branco, programado por Nael d’Almeida e Melissa Pereira e dedicado “à desconstrução do conceito de branquitude, da exploração de identidades e linguagens e da importância das mesmas na construção de representações, individuais e sociais.”

Edouard Mendy, o guineense que confirma que nunca é tarde para sonhar

Se, aos 22 anos, alguém dissesse a Edouard Mendy que um dia seria o detentor do título de vencedor da Champions League, certamente não acreditaria. O guarda redes de 1,97m fez toda a sua carreira futebolística em França, começando por clubes de menor dimensão como o Le Havre, onde realizou a sua formação até ao escalão de Juniores. 

Enquanto Senior, jogou no Cherbourg, até ser dispensado, ficando desempregado aos 22 anos de idade. Aos 24 ingressa na equipa B do Marselha e assina contrato profissional, tornando-se a sua rampa de lançamento para o que parecia ser uma miragem.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

BANTULOJA
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.