SADIA

Sócios da Sadia passam a monetizar a sua música através das plataformas de streaming

A Sociedade Angolana de Direitos de Autor, Sadia, anunciou que os criadores e artistas angolanos inscritos na insttituição vão passar a receber rendimentos autorais também nas plataformas de streaming, a partir do mês de agosto deste ano.

A monetização dos direitos autorais para compositores, publishers artistas e autores angolanos resulta de um acordo celebrado no mês de maio entre a Sadia e as plataformas streaming TikTok, Netflix, Spotify, Apple Music e BoomPlay.

Segundo Lucioval Gama, consultor do organismo, as negociações com as diferentes plataformas de streaming a atuarem num panorama internacional ocorreram durante três meses e sem “grandes dificuldades”.

“Felizmente, as companhias internacionais sabem da importância do pagamento dos direitos autorais, respeitam e valorizam muito o autor, criador e os artistas do nosso território e não só. Sabem que os autores e artistas são a base da sustentabilidade dos seus negócios”, disse Gama.

A par deste feito, a instituição angolana está ainda a negociar também com outras plataformas que atuam em Angola, no âmbito da reestruturação do Sistema Nacional dos Direitos do Autor e Conexos.

//www.instagram.com/embed.js

“[A Sadia] está ainda a negociar com outras plataformas que fazem execução de obras no país, entre os quais Facebook, Instagram, Deezer, Triiler, Audiomack, YouTube, para o pagamento dos direitos autorais mecânicos e de execução pública de obras angolanas. Estas negociações correm a bom ritmo e já estão em fase final”, explicou.

A Sadia está também em conversações com outras grandes plataformas que operam em África e em outros territórios para que estas tenham uma representante física em Angola e implementem um sistema de pagamentos de acordo com a realidade do país.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;} /* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block. We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
BANTULOJA
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.