Igor Regalla, Daniel Martinho, Daniela Ruah, Soraia Tavares e Matamba Joaquim | DR

Livro de Ondjaki adaptado para telefilme com realização de Daniela Ruah

Os Vivos, O Morto e o Peixe Frito, livro do escritor angolano Ondjaki, marca a estreia da atriz portuguesa Daniela Ruah como realizadora. Adaptado por José Pinto Carneiro, o telefilme já se encontra a ser rodado, na região de Torres Vedras, Portugal, e conta com um elenco de luxo do panorama cinematográfico de origem PALOP.

Igor Regalla, Soraia Tavares, Daniel Martinho, Mina Andala, Matamba Joaquim, Mauro Hermínio, Nora de Carvalho, Dinarte de Freitas, Cheila Lima e Rosa Villa são os atores e atrizes que vão dar vida à obra que conta a história de 13 personagens de origem lusófona, que vivem no mesmo prédio em Portugal. Nesta adaptação para o pequeno écran, a história remete ao Mundial de 2006, num dia de jogo e festa que trará muitas surpresas – desde o anúncio de uma gravidez a alguém cheio de diamantes na barriga.

“Ondjaki trata neste livro de temas quotidianos e de como a vida entrelaça as pessoas, agindo como uma grande teia de relacionamentos, que nos faz constatar a cada dia que passa o quanto esse mundo é pequeno. Os conflitos, as variedades culturais e as especificidades linguísticas deste verdadeiro mosaico de urgências, problemas em comum e afetos que se formam na condição de imigrantes em terras portuguesas”, lemos na descrição de Os Vivos, O Morto e o Peixe Frito.

Desde o dia 31 de maio que o telefilme está a ser rodado em Torres Vedras e espera-se que as filmagens terminem no dia 11 de junho.

A produção do filme insere-se no projeto da RTP “Contado Por Mulheres”, que vai levar até aos écrans dez adaptações literárias realizadas exclusivamente por mulheres e que deverão ser emitidas na RTP1 ainda em 2021. 

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.