Plutonio lança-se na cinematografia ao lado de Leonel Vieira com trilogia “Pão Na Mesa”

Já está “cá fora” a terceira música do último EP de Plutonio. Pão Na Mesa, concebido durante o primeiro confinamento, tem três músicas que contam uma história única e cujos videoclipes são um autêntico projeto cinematográfico.

Há muito que Plutonio queria fazer um projeto visual como Pão Na Mesa e a materialização chegou pelas mãos do realizador Leonel Vieira, conhecido do rapper da Cruz Vermelha há largos anos.

O primeiro single deste EP é “Duas da Matina”, produzido por Ryu, Plutonio, Dj Dadda e lançado no dia 4 de junho. Segue-se “Pão na Mesa” ft. Richie Campbell, com a produção de Dj Dadda e disponibilizado no mesmo dia. Agora, temos “Coisas Na Life” produzido de Benji Price.

O fio condutor das três músicas é a história de dois “miúdos com talento que viraram marginais e que a vida fez homens cedo de mais, por falta de condições e ausência dos pais”, tal como ouvimos nas lyrics do terceiro single. Uma das lições mais evidentes no final da trama é que “o karma da vida volta mais cedo ou mais tarde”.

A rotina de quem vive condenado entre os muros invisíveis que separam as chamadas “zonas sensíveis” dos centros urbanos sempre esteve na mira das letras de Plutonio e que ganha agora um registo visual muito mais autêntico e leal à sua perspetiva artística.

“Eu já queria fazer uma cena visual deste género e continuo a querer fazer, eventualmente, uma série ou um filme inspirado na realidade dos bairros”, disse Plutonio em exclusivo para a BANTUMEN.

A participação do reconhecido realizado português Leonel Vieira (A Sombra dos Abutres, 1998; Zona J, 1998; O Pátio das Cantigas, 2015; A Canção de Lisboa, 2016, entre outros) acabou por acontecer de forma orgânica. “Comecei a pensar nas ideias, mostrei ao Leonel um storyboard e perguntei-lhe quem ele aconselhava para fazer o trabalho. E ele mostrou-se logo disponível.”

Os atores dos três videoclipes participaram num casting e a maioria é originária do bairro da Cruz Vermelha. “Além de que, tudo foi filmado no meu bairro. Os atores são residentes, tem também algumas pessoas de fora mas que têm uma ligação ao bairro, fizemos um casting no bairro”, explicou o rapper.

Plutonio avançou também que está a finalizar o seu próximo álbum, que deverá ver a luz do dia em breve.

“Estou a trabalhar no meu álbum novo, o primeiro single é o “Lissabona. Ainda está em fase de construção e normalmente só começo a meter estratégia nas coisas depois de estarem feitas. Já tenho bué sons, tanto que dispensei estes três para outro projeto [Pão Na Mesa] e tenho sons que acho que são coesos o suficiente para o álbum andar para a frente. E desta vez quero fazer uma cena mais cinematográfica, onde posso mostrar a realidade das periferias no geral, onde a pobreza e a criminalidade reinam”, disse.

A trilogia Pão Na Mesa está disponível para audição nas diferentes plataformas de streaming e os videoclipes podem ser visualizados no canal de YouTube de Plutonio.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.