Jorge Fonseca

Mundiais de judo: Jorge Fonseca revalida título e torna-se bicampeão mundial em -100 kg

Jorge Fonseca sagrou-se esta sexta-feira bicampeão mundial de judo em -100 kg, ao vencer na final dos Mundiais, a decorrer na Arena Laszlo Papp, em Budapeste, o sérvio Aleksandar Kukolj, por ippon.

A pouco mais de um mês dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, o atleta português, de origem santomense, voltou a ter um ‘dia perfeito’ para chegar ao ouro, após vencer o uzbeque Muzaffarbek Turoboyev (45.º), o canadiano Kyle Reyes (26.º), o georgiano Ília Sulamanidze (31.º), o holandês Michael Korrel (3.º) e o sérvio Kukolj (54.º).

Fonseca revalidou o título mundial que tinha conquistado em agosto de 2019, em Tóquio, o primeiro da história do judo português, então frente ao russo Niyaz Ilyasov.

De recordar que, em julho de 2020, o judoca voltou ao seio da seleção portuguesa, depois de três semanas em quarentena devido à covid-19.

Jorge Fonseca e Wilsa Gomes (-57 kg) tiveram testes positivos para covid-19 em 24 de junho, quando a Federação Portuguesa de Judo se preparava para iniciar o primeiro estágio alargado das seleções, em Coimbra.

“É difícil expressar a alegria que sinto por poder voltar a treinar com os meus colegas de clube e de seleção. Não foi um combate fácil, contra este adversário invisível que não se deixa agarrar nem projetar mas, com o apoio de todos, venci mais este desafio”, disse na altura.

A competição na Arena Laszlo Pap entrou este sábado no sétimo dia, que marca a despedida das categorias individuais, estando o domingo destinado apenas às equipas mistas, variante em que Portugal não compete e que nos Jogos Olímpicos fará a estreia.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.