Bruce Reynolds

O projeto International Black Heritage + History Month quer honrar e unificar a cultura africana à volta do globo

Há um projeto internacional que está a propagar a união global da comunidade afrodescente para celebrar a herança cultural e história negra. O International Black Heritage + History Month (IBHHM) é uma plataforma criada pelo britânico Bruce Reynolds, que divulga filmes, documentários, podcasts, música, conteúdo factual e artigos, com a missão de mostrar as raízes da cultura da diáspora africana.

“Os negros estão em todo o mundo, mas muitos países não têm um Mês da História Negra. Eu queria mudar isso e trazer alguma unidade e educação, e também queria reinventar e reimaginar o impacto social que pode ter em termos de comunicação e engajamento. Fala-se muito sobre diversidade, inclusão, equidade e um novo chavão de Recursos Humanos, mas em que base isso está a ser construído? ”, questiona Reynolds numa entrevista à Forbes.

“Criamos o projeto para celebrar a força, diversidade, riqueza e experiências únicas do património negro em todo o mundo. Unindo vozes e mentes curiosas”, continuou.

O objetivo principal é estabelecer conexões culturais, ampliando narrativas numa perspetiva global, num site curado através de uma experiência digital com conteúdo cuidadosamente selecionado.

A mais recente iniciativa do IBHHM inclui o mundo da moda, para desafiar a representação estereotipada africana, partilhando marcas e designers que partilham a real herança cultural do continente berço. As marcas e designers associadas à iniciativa são Charaf Tajer de Casablanca do Marrocos, Thebe Magugu da África do Sul, Kenneth Ize da Nigéria, Atto Tetteh do Gana, Loza Maléombho da Costa do Marfim, Uptown Yardie com sede no Reino Unido, Daily Paper com sede em Amsterdão e Mimi Plange, do Gana e com sede em Nova Iorque.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.