Lucionaval Gama
FOTO: DR

Já vale a pena ser associado da SADIA? Lucioval Gama tira todas as dúvidas

Lucioval Gama e DJ Satelite são os convidados do episódio 99 do BANTUMEN Podcast. Neste episódio, Lucioval, director de Licenciamento da Sociedade Angolana de Direitos de Autor (SADIA), aceitou o nosso convite para esclarecer várias dúvidas dos principais beneficiários da SADIA.

E, do lado do associados, convidámos Satelite, DJ e produtor angolano residente em Portugal, que alega ser o associado número 5000 da instituição, quando a entidade revela apenas quatro mil membros. Apesar de ter um cartão de associado, na SADIA, os seus documentos foram extraviados, pelo que não há rasto da sua inscrição na instituição.

Esta conversa, disponível nas principais plataformas de podcast, tem como mediador o jornalista Eddie Pipocas, que durante cerca de uma hora e trinta minutos perguntou tudo e mais alguma coisa ao responsável da associação, no que concerne os direitos dos inscritos e o trabalho que a associação tem desenvolvido em Angola.

Das várias novidades que Lucioval revelou durante o podcast, uma delas é que a SADIA conseguiu chegar a acordo com as principais emissoras de televisão angolanas, que vão passar a pagar os directos autorais à sociedade.

Lucioval também revelou quem é o artista angolano mais bem pago pela Sociedade Angolana de Direitos de Autor, dados referentes ao ano transato.

Uma possibilidade tornada realidade graças à tecnologia de monitorização adquirida no ano passado, que além e permitir emitir os relatórios semanais das músicas mais ouvidas, é a SADIA ter agora uma parceria com as diferentes sociedades de autores espalhadas pelo mundo.

O DJ Satélite inscreveu-se na sociedade de autores angolana em 2015 mas logo percebeu que, na altura, a estrutura não tinha a possibilidade de garantir todos os seus direitos como artista e publishers, passando a dar mais relevância à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) onde está inscrito até ao momento.

Será que depois de ouvir – durante quase duas horas – tudo o que mudou nos últimos anos na SADIA, o DJ e Produtor volta a inscrever-se na Sociedade Angolana de Direitos Autorais?

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.