June Freedom | Anchor Bab

June Freedom, a criolidade está viva na música moderna

June Freedom, recentemente nomeado Artista em Ascensão da Semana da Apple Music, acaba de ancorar no meio do oceano musical o seu primeiro álbum, Anchor Baby. O projeto tem a participação de nomes como Nelson Freitas e Elji Beatzkilla e já se encontra disponível nas “prateleiras digitais”.

Com 32 minutos e 49 segundos, Anchor Baby surpreende pela carga de originalidade que cada faixa carrega. A obra de June Freedom é uma autêntica eclética viagem musical, entre o passado e o presente, que comporta elementos das suas origens, como o Batuco [batuque] de Cabo Verde, misturando a Kizomba de Angola e os internacionalizados Pop, Zouk, e Worldbeat. Nesta mistura sonora homogeneamente perfeita, o elo de ligação é o afrobeat das terras de Wizkid e Burna Boy.

A linguagem deste álbum é doce, moderna e ancorada à cultura. Sentimos também o inglês com trejeitos da Nigéria e Jamaica, que nos relembram de leve o adoço do dancehall.

June disse que trata-se de “uma coleção de canções que estimulam cada faceta” da sua origem, sem ter tido a necessidade de abdicar de nada, contrariando o que o “mercado” tem-lhe ditado. “Num mercado que me pressionou fortemente para escolher uma única via, a ideia de ter que escolher entre um dos lados da moeda nunca me inspirou”, afirma.

Anchor Baby tem a participação de nomes como Elji Beatzkilla, Rhita Nattah, Stacy Barthe e Nelson Freitas, contando também com a participação de produtores como AIR!C, Beardeaux da Poundcake Studios, LOBOMAU, Quincy Adolphin, Dean “BoyLord” Tepper, Clinton “HeadAche” Walker III, NAMI. Estes últimos já trabalharam com artistas como Diplo, Lil Yachty, Ariana Grande, Bryson Tiller, Kanye West, Teyana Taylor e outros nomes internacionais.

June é um artista que, após viver em Cabo Verde até aos 15 anos, partiu para os Estados Unidos para viver as suas primeiras experiências como jovem adulto. Lá, o artista viveu aquela que seria uma das suas maiores experiências ao atuar ao lado de Ildo Lobo, um dos artistas mais importantes e icónicos da música cabo-verdiana e africana, falecido em 2004.

Atualmente, o artista é visto como uma das grandes promessas da música urbana moderna de origem crioula, dando mostras disso neste Anchor Baby.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Bruno Dinis

Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.