Lisboa Criola

Lisboa Criola para promover confluências e celebrar a mistura cultural

Há um novo projeto lisboeta que pretende elevar a cultura miscigenada que se vive na capital portuguesa. Lisboa Criola, uma iniciativa de Dino d’Santiago com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, é um “projeto cultural, criativo, transversal e participativo, que tem por missão aproximar, celebrar e amplificar a mistura cultural que compõe a cidade”.

O objetivo principal é criar espaço para “os traços socioculturais das diferentes origens dialogarem, de forma orgânica e construtiva, em harmonia com os traços da própria cultura local. Queremos afirmar Lisboa como uma cidade que pertence agora, em partes iguais, a todos os que nela habitam”, podemos ler no comunicado enviado à redação.

A plataforma digital vai reunir conteúdos de acesso gratuito, entre artigos, poemas, workshops, e crónicas, eventos e outros projetos, além de assinalar no mapa da cidade todos os pontos onde se vive e respira esta Criolidade, identificados ao longo de todo o projecto. “Mais do que influências, pretendemos celebrar e promover confluências. Dar corpo a um movimento de mistura, de partilha, em que todos nos damos a conhecer, onde promovemos a empatia, a colaboração e a criação de algo novo, cada vez mais rico. E assim, queremos ser galvanizadores de uma mentalidade de inclusão, diversidade e igualdade e ser o ponto de encontro entre todas as comunidades”.

Assim, todos os meses, de julho a dezembro, a plataforma vai explorar um tema que será o mote para desenvolver um conjunto de ações com diferentes objetivos, que correspondem a oito momentos/rubricas desse programa mensal.

Em julho, a programação vai contar com um poema de Bob The Rage Sense; entrevista de Cláudia Semedo a Selma Uamusse e um mini documentário e workshop de Jani Zhao e Welket Bungué, entre outras iniciativas.

O projeto pode ser acompanhado emwww.lisboacriola.pt

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.