Os artigos mais clicados da semana | 27 jun a 3 jul

O top cinco dos artigos mais lidos na BANTUMEN nos últimos sete dias começa com o anúncio da exibição do filme Pele Escura – da Periferia Para o Centro, de Graça Castanheira. Segue-se o lançamento do quarto álbum de Tekilla, Olhos de Vidro; o lançamento de três novos singles de Masta em jeito de celebração do seu aniversário; a entrevista a Dino Fferraz sobre o seu hino ao cabelo crespo “Careca Não” e, por fim, o artigo sobre a nova série sensação da Netflix, “Jiva!”, que conta com duas músicas angolanas na sua banda sonora.

1 – O racismo em debate através do filme “Pele Escura – da periferia para o centro”

O filme Pele escura – da periferia para o centro, de Graça Castanheira, vai estrear-se no dia 4 de julho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, procedido de um debate e reflexão sobre o racismo. Ao todo estão programadas seis conversas sobre o tema.

2 – Tekilla: “Olhos de Vidro é um album maduro, adulto e intemporal”

Se tivermos de fazer um roteiro mental do caminho que percorre as várias etapas da construção e validação do hip hop em Portugal, Tekilla seria indiscutivelmente um dos pontos de passagem obrigatória. Com 40 anos de vida, onde mais de metade dedicados à cultura, o artista, curador, skater e fashionista está prestes a lançar o quarto álbum de estúdio. Olhos de Vidro, disponível a partir do dia 2 de julho, é um álbum que faz uma retrospetiva à carreira de Tekilla, que começou em 1995. “Esta é a minha busca pela essência do hip hop que cresci a ouvir. Não é um disco nostálgico, é um disco de hoje, de 2021, mas com raízes profundas, de mais de 20 anos disto, com quarenta de vida, de muitos encontros, de desencontros, de vitórias e algumas derrotas.”

3 – Masta celebra aniversário com três singles e anuncia EP com Lokz

Foi no dia em que completou mais uma primavera que Big Babe deu algumas prendas aos seus ouvintes. “Novo Normal”, com Lokz e o freestyle “27 de Junho” ganharam vida e videoclipe, sendo que a terceira faixa, lançada em 2020, a “A Droga Aumentou”, ganhou uma reedição e também um videoclipe oficial. “Novo Normal” vai fazer parte do próximo EP colaborativo com Lokz.

4 – “Careca não”, um hino de empoderamento capilar na voz de Dino Ferraz

Dino Ferraz é um dos artistas angolanos que mais tem sido comentado nas últimas semanas em Angola. Com a música “Careca não”, que viralizou nas redes sociais, o single de Dino é um recado para todos aqueles que insistem em não reconhecer a herança cultural que o cabelo crespo carrega.

5 – Jiva!, a nova série sul-africana da Netflix é um buzz internacional e tem banda sonora angolana

Se gostaste do filme Into the Beat, da Netflix, então o próximo título a entrar na tua lista deve ser “Jiva!”. A série, que tem a dança como elemento central da história, é uma produção sul-africana, a sua popularidade não pára de crescer e incorpora na sua banda sonora duas músicas angolanas.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.