Olhares Sobre o Racismo

SOS Racismo e Doclisboa debatem a importância do Cinema na luta antirracista

O Cinema para uma luta Anti-Racista é um ciclo de cinema que junta a SOS Racismo e o Doclisboa, no Padrão dos Descobrimentos, já a partir da próxima segunda-feira até ao dia 25 de julho.

A abertura do programa vai acontecer com a exibição do filme, Olhares sobre o Racismo, de Eddie Pipocas, Dércio Ferreira e Bruno Cabral, numa realização conjunta entre a BANTUMEN e a SOS Racismo.

Ao todo vão ser sete sessões e debates diários, que vão incidir sobre as possíveis alianças que o cinema e a luta anti-racista podem estabelecer, ao mesmo tempo que propõe-se uma reflexão sobre a identidade do sujeito racializado presente no olhar coletivo da nossa sociedade.

Será possível assistir também a dois episódios da série “Racismo à Portuguesa” de Joana Gorjão Henriques e Frederico Baptista (“A justiça em Portugal é “mais dura” para os negros” e “Há uma preferência “óbvia” dos senhorios em arrendarem casa a brancos”),“Mikambaru” (2016) de Vanessa Fernandes, “Treino Periférico” (2020) de Welket Bungué, “Nôs Terra” (2020) de Ana Tica, “O Canto do Ossobó” (2017) de Silas Tiny e “Era uma vez um arrastão” (2005) de Diana Andringa, Mamadou Ba, Bruno Cabral, Joana Lucas, Jorge Costa, Pedro Rodrigues.

As sessões serão o ponto de partida para um conjunto de debates diários sobre as diversas questões políticas e raciais levantadas pelos respetivos filmes.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.