Joana Pontes
©Carlos Martins

“Há uma versão nostálgica do império que nunca devia ter existido”, Joana Pontes

Visões do Império, um filme documentário, com a realização de Joana Pontes, é um projeto que surgiu de uma investigação sobre a guerra colonial portuguesa e que expõe inverdades massificadas, sobretudo pelo governo de Salazar, que continuam a ser o centro da narrativa da memória coletiva e dos manuais escolares de História.

Numa entrevista concedida à BANTUMEN, via Zoom, Joana Pontes revela que, no decorrer dessa investigação de Doutoramento, na correspondência trocada durante a guerra colonial, as fotografias que os militares enviavam para a família e amigos e as que trocavam com os seus camaradas de armas eram de natureza diferente. “Tentei perceber se havia trabalho académico, de investigação, sobre isso e encontrei o livro que é coordenado pela Filipa Vicente, Império da Visão, onde há muitos textos de vários investigadores sobre fotografia colonial e comecei a pensar que seria interessante fazer um trabalho, um filme, que trouxesse estas investigações do espaço académico para o espaço público, o que muitas vezes não acontece”, explicou a realizadora e académica.

O filme, de acordo com Joana Pontes e os co-argumentistas Filipa Lowndes Vicente e Miguel Bandeira Jerónimo, propõe irrigar a discussão sobre a narrativa imperialista com argumentos “fundamentados num trabalho de investigação e não em preconceitos ou opiniões”, sendo necessário sublinhar que “a importância deste filme é mostrar que há uma versão nostálgica do império que nunca devia ter existido” e que é preciso destrinçar a história pessoal de “quem foi feliz lá” [nos países colonizados] com a história coletiva, para que se possa, enfim, “seguir em frente”.

Durante a entrevista vídeo, Joana Pontes salientou ainda a importância de estas investigações terem reflexo efetivo na Educação, para que os manuais escolares passem a reproduzir uma história mais próxima da realidade.

Visões do Império é uma produção da Vende-se Filmes, em exibição nas cidades portuguesas de Lisboa (Cinema Ideal, Cinema City Alvalade), Porto (Cinema Trindade, NOS Alameda Porto), Coimbra (NOS Alma Shopping), Leiria (Cinema City Leiria, Cineplace LeiriaShopping), Loures(Cineplace LouresShopping) Setúbal (Cinema City Setúbal) e Viseu (NOS Forum Viseu).

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Eddie Pipocas

Founder and Editor-in-Chief at http://bantumen.com | My biggest ambition is to perpetuate stories on the web