Sim, já todos sabemos que a França é bicampeã do mundo, depois da vitória de ontem, 15, por 4-2 frente à Croácia. Mas há outro vencedor deste campeonato, África. 

14 dos 23 jogadores dos Les Bleus são de origem africana, perfazendo um total de dez países representados pela equipa de Didier Deschamps.: Camarões, Mali, Guiné Conakry, Argélia, Marrocos, Togo, República Democrática do Congo, Angola, Senegal e Mauritânia. 

Blaise Matuidi é o jogador de sangue angolano a vestir a camisola francesa. Em 2015, aquando do convite do ex-Presidente francês François Hollande para uma visita a Angola, o próprio já tinha afirmado o seu orgulho em “ser francês de origem angolana”. “Os meus pais foram-se embora durante a guerra civil… Mas eles sempre me falaram bem do país. Esses momentos difíceis fazem parte do passado. Estamos orgulhosos de ver que o país ultrapassou as suas dificuldades, o que não é o caso de todos os outros países africanos”, disse Matuidi em entrevista à Jeune Afrique.

Entretanto, no campo, entre os onze jogadores que começaram a final da Copa do Mundo de 2018, em Moscovo, cinco são descendentes de africanos. Dois camaroneses, Kylian Mbappé (mãe argelina e pai camaronês) e Samuel Umtiti (nascido em Yaoundé); Paul Pogba é filho de guineenses, de Conakry; N’Golo Kanté é do Mali e Blaise Matuidi de Angola.

No início do segundo tempo, Steven Nzonzi tem sangue congolês, os pais de Nabil Fekir são de Tipaza Wilaya na Argélia e o pai de Corentin Tolisso é togolês. O resto da equipe ainda tem seis jogadores do continente: Steve Mandanda, o guarda-redes do Marselha nasceu em Kinshasa, RDC, a família de Benjamin Mendy é do Senegal, Presnel Kimpembe é metade do Congo (e metade do Haiti). Nascido na França, Adil Rami é marroquino, e tornou-se famoso por formar um casal com a atriz Pamela Anderson.

Os pais de Djibril Sidibé e de Ousmane Dembele são do Mali. Dembele tem ainda nas veias sangue do Senegal e Mauritânia. “[África] Sempre foi uma riqueza para o futebol e os desportos franceses”, disse Didier Deschamps em conferência de imprensa.