PUBLICIDADE

Bantuloja

As 5 mulheres mais ricas de África

21 de Março de 2024
As 5 mulheres mais ricas de África

Partilhar

Qual é a configuração do top 5 das mulheres africanas mais ricas do continente? A lista é dominada pela Nigéria, seguido pela África do Sul e Quénia, países que apresentam o maior número de mulheres milionárias no continente.

Estas mulheres alcançaram a sua riqueza em diversos setores, incluindo petróleo e gás, telecomunicações, media e imobiliário, e utilizam a sua influência para financiar projetos nos seus países de origem e apoiar causas de beneficência.

1- Folorunsho Alakija

Com uma fortuna avaliada em 1.6 mil milhões de dólares, Folorunsho Alakija é a mulher mais rica da Nigéria e de África, posição que mantém há mais de cinco anos.

Folorunsho Alakija desempenha o cargo de vice-presidente na Famfa Oil, uma empresa nigeriana de exploração de petróleo. Esta empresa estabeleceu parcerias estratégicas com gigantes da indústria petrolífera, como a Chevron e Petrobras, após o governo nigeriano conceder à empresa de Alakija uma licença de prospeção de petróleo em 1993, que mais tarde foi convertida num contrato de exploração de petróleo.

Alakija é também uma mentora e modelo para muitos jovens empreendedores e empresários na Nigéria. Reconhecida pelas suas habilidades de liderança e capacidade de superar desafios, é uma defensora dos direitos das mulheres e promove a capacitação feminina nos negócios.

Alakija construiu um império empresarial em crescimento e é uma pioneira no cenário empresarial nigeriano, inspirando outras mulheres a seguirem o seu exemplo.

2- Ngina Kenyatta

Prestes a completar 90 anos, Ngina Kenyatta, ex-primeira-dama do Quénia, acumula uma fortuna de 1.4 mil milhões de dólares. É viúva do primeiro presidente do Quénia, Jomo Kenyatta (1889–1978), e mãe do quarto presidente, Uhuru Kenyatta, que esteve no cargo de 2013 a 2022.

“Mama Kenyatta”, como é também conhecida, é uma bilionária com investimentos diversificados, incluindo participações em bancos, media e na indústria de laticínios.

Kenyatta detém uma participação de 24,91% no Banco Comercial de África (CBA) e também possui ações na Media Max, uma empresa de comunicação social que detém a K24 TV, a rádio Kameme e o jornal The People, todos líderes no seu segmento no Quénia.

3- Hajia Bola Shagaya

Com um património líquido de 950 milhões de dólares, Hajia Bola iniciou a sua carreira como auditora no Banco Central da Nigéria antes de se aventurar no mundo empresarial.

Há 40 anos, começou a sua jornada empresarial importando equipamentos fotográficos da marca Konica para revenda. Atualmente, é CEO do Bolmus Group International, com interesses em petróleo, imobiliário, bancos e fotografia. Hajia também fundou a Practoil Limited, um dos maiores importadores e distribuidores de óleo de soja na Nigéria.

4- Wendy Appelbaum

Wendy Appelbaum é uma empresária e filantropa sul-africana, considerada a mulher mais rica do seu país, com um património líquido estimado em 850 milhões de dólares.

Fundadora do De Morgenzi Group, uma empresa de private equity que investiu em várias empresas em diferentes setores, Appelbaum é também conhecida pelo seu trabalho filantrópico. Utilizou a sua fortuna para apoiar várias causas de caridade na África do Sul, incluindo educação e saúde. Além disso, é uma defensora dos direitos das mulheres e promove a capacitação feminina nos negócios.

5- Stella Okoli

Stella Chinyelu Okoli, com um património líquido estimado em 800 milhões de dólares, está entre as cinco mulheres mais ricas da Nigéria e de África. De origens humildes, Okoli fundou a Emzor Pharmaceutical Industries LTD, a maior empresa farmacêutica local, e atualmente lidera-a como CEO.

Começou o seu negócio com uma pequena loja de varejo farmacêutico, mas tornou-se um nome reconhecido na Nigéria e além-fronteiras. A Emzor é agora a maior empresa farmacêutica da Nigéria, tendo produzido mais de 50 medicamentos diferentes.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile