Musical angolano "As Aventuras do Angosat" vence Prémio do Público no FestIn

9 de Junho de 2025
angosat premio festin
📸 Angosat, fotografias de divulgação | DR

Partilhar

O musical angolano As Aventuras do Angosat foi distinguido com o Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem na 16.ª edição do FestIn – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que decorre em Lisboa. A obra partilhou a distinção com o filme moçambicano Caly. Selecionado entre cerca de 500 candidaturas oriundas de países lusófonos, o filme foi descrito pelo júri como “brilhante” e de “extraordinária qualidade”.

A curta-metragem é realizada por Resem Verkron e Marc Serena. Verkron, jovem cineasta angolano, tem vindo a afirmar-se na cena cultural de Luanda com um estilo que define como “afrofuturismo emocional” — uma abordagem pessoal ao afrofuturismo, enraizada na realidade africana. Já Serena, jornalista e realizador catalão, é conhecido por documentários como Tchindas e O escritor de um país sem livrarias, com um percurso marcado pela atenção a narrativas marginalizadas e realidades invisibilizadas.

Filmado em plano-sequência e rodado no bairro do Cazenga, em Luanda, o filme acompanha a história de Man Ré, um astronauta que viaja pelo espaço em busca de vida inteligente e acaba por descobrir que a resposta está dentro de si. “Filmar tudo num único plano foi um enorme desafio, mas o esforço valeu a pena”, sublinhou Verkron.

A ideia partiu de uma peça de teatro homónima promovida pelo Goethe-Institut Angola e produzida pela associação cultural Anim’Art. A transposição para cinema foi concebida como uma celebração do poder da imaginação e da criação comunitária.

À frente do projeto está Isis Hembe, autor da história original, compositor e protagonista do filme. Rapper, poeta e ativista, Hembe é uma das vozes mais reconhecidas do movimento social angolano Mudei e tem vindo a construir uma discografia que cruza reflexão política e experimentação artística. Ao receber o prémio, agradeceu ao público “por se deixarem contagiar pelo sonho onde todos podemos caber. O sonho ainda é o melhor projeto político porque as nossas identidades se misturam”, afirmou.

As Aventuras do Angosat teve a sua estreia mundial em maio, no New York African Film Festival. A estreia nacional está marcada para 20 de junho, às 18h30, no Cine São Paulo, em Luanda, integrada na programação do festival O Futuro Já Era. Em agosto, será exibido no Festival de Cinema Africano de Lausanne, na Suíça, onde Angola é o país convidado. Em outubro, abrirá o Festival Afrikaldia, no País Basco, em Espanha.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile