Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
No dia 13 de setembro de 2025, pelas 17h00, a Pop Up de Serralves do Time Out Market Porto recebe uma roda de leitura e conversa dedicada à obra de Audre Lorde, autora central do feminismo negro e da literatura contemporânea, e uma das principais influências de Zanele Muholi, artista e ativista visual da África do Sul que trabalha com fotografia, vídeo e instalação. Considerada uma voz essencial para compreender as interseções entre raça, género e sexualidade, Lorde explorou a experiência das mulheres negras com uma linguagem ao mesmo tempo poética e política, convocando leitores a reconhecer e agir contra as injustiças estruturais.
O evento, promovido pela Livraria de Serralves, tem como objetivo criar um espaço de reflexão e partilha sobre as táticas poéticas e políticas de mulheres negras cuír, explorando a atualidade e a força transformadora da palavra literária e artística. A sessão contará com a apresentação do livro Irmã Marginal, Sister Outsider e da biomitografia Zami: Assim Reescrevo o Meu Nome, obras que revelam experiências e epistemologias de mulheres negras, lésbicas e queer.
A curadoria é de Geanine Escobar, produtora cultural, que tem desenvolvido um trabalho pioneiro na preservação de memórias LGBTQ+, nos usos artísticos e políticos de arquivos fotográficos documentais e nas epistemologias lésbicas negras na diáspora. Cofundadora do Coletivo Zanele Muholi de Lésbicas e Bissexuais Negras em Lisboa, tem vindo a consolidar uma prática que une investigação académica - é doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa e bolseira da FCT -, curadoria e ativismo, procurando sempre destacar vozes marginalizadas e formas alternativas de narrar a história e a experiência.
A convidada Soltanaterra, pesquisadora, performer e escritora trans negra brasileira, acrescenta ao encontro a sua trajetória marcada por uma abordagem interdisciplinar, onde se cruzam imaginação, memória, espiritualidade, ciência e arte. A sua prática artística explora modos plurais de pensar, sentir e narrar o mundo, recorrendo a múltiplas linguagens que questionam as fronteiras do conhecimento e da experiência.
O evento é promovido pela Livraria de Serralves no âmbito do seu programa de divulgação literária e é aberto ao público interessado na literatura, cultura e ativismo de mulheres negras.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja