Babetida Sadjo lança a sua primeira produção em Festival de Bruxelas

20 de Abril de 2022
Babetida Sadjo lança a sua primeira produção em Festival de Bruxelas

Partilhar

Babetida Sadjo, uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia pela PowerList100 saltou do mundo da representação para estar atrás das câmaras. O seu primeiro filme, que é uma curta metragem e tem o título de Hematoma, estreia-se no Festival de Curtas Metragens de Bruxelas, a decorrer na Bélgica entre dia 20 e 30 de abril.

A atriz guineense escolheu a sua conta do Instagram para repostar o anuncio feito pela produtora responsável pelo filme, a belga 10.80 Films, e deixou clara a satisfação e orgulho pela conquista.

“É com muito orgulho que apresentamos Hematoma, a magnífica e primeira curta-metragem de Babetida, no cartaz do Festival de Curta Metragem de Bruxelas”, escreveu a produtora.

Hematoma vai estrear-se às 21h do dia 20 de abril no cinema do Flagey, na capital belga, sendo que a segunda sessão será exibida na tarde do dia 25 de abril, às 13h30, no mesmo cinema.

Hematoma é uma curta-metragem que conta a história de Judith, uma mulher adulta que carrega o trauma de ter sido violada pelo padrasto na infância.

Depois de 25 anos em silêncio, Judith decide revelar o acontecimento na esperança de que alguma justiça seja feita, porém, ao perceber que nada vai acontecer, a mulher opta por enfrentar o pedófilo que a violou e violentou.

A personagem principal é interpretada por Martha Canga António, mais conhecida por Martha Da’Ro, uma cantora e atriz belga de 27 anos de origem angolana que estrelou no aclamado filme belga Black – Amor Em Tempos de Ódio, lançado em novembro de 2015.

Além de Martha, Astrid Whettnall, Audilia Baista, Nyasha M’Buze, Wim Willaer e Kessi M’Buze também fazem parte do elenco.

Babetida Sadjo é uma atriz e agora realizadora belga, nascida na Guiné-Bissau. Sadjo saiu de Bafatá aos 12 anos, rumo ao Vietname, onde viveu por quatro anos com a família e descobriu o teatro. Entretanto, mudou-se para a Bélgica e em 2007 formou-se em Arte Dramática, no Conservatório Real de Bruxelas.

Babetida é uma proeminente atriz da sua geração e prova disso foi o prémio Ensor de Melhor Atriz Secundária, pelo filme Waste Land, dirigido por Pieter Van Hees – atribuído pela primeira vez a uma mulher negra.

A atriz é também a primera de origem guineense a figurar numa série da Netflix, “Into The Night”, a primeira produção belga da plataforma de streaming.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile