Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Pela primeira vez, a BANTUMEN leva a sua programação cultural a Luanda, em parceria com o The Creative Hub (CIPRO-Group Foundation), num programa que combina debate, arte e experiências sensoriais. A iniciativa abre oficialmente a rota cultural “10 Anos BANTUMEN em 10 Dias”, inserida no Mês da Identidade Africana (MIA 2025).
O ponto de partida é a conferência “Quem é o Pensador?”, marcada para o dia 21 de outubro, no Museu de Antropologia, das 10h00 às 12h00. A entrada é livre a académicos, artistas, jornalistas e a todos os interessados por Cultura, e propõe uma reflexão sobre Angola em 2045, inspirando-se na figura simbólica do Pensador, ícone da sabedoria africana. Académicos, artistas e profissionais da cultura vão discutir o papel do pensamento crítico e da criatividade como motores de transformação social.
Celebramos dez anos a narrar as vozes negras do mundo lusófono. Hoje refletimos sobre o que será pensar, criar e sonhar em Angola em 2045 e a CIPRO-Group Foundation acredita que “pensar Angola é o primeiro passo para reinventá-la”.
A conversa servirá ainda para apresentar o programa completo da rota cultural, que inclui debates, ativações criativas e workshops multidisciplinares.
A partir do dia 24 de outubro, a Galeria Plano B, na Marginal, recebe a exposição “As Camadas da Alma”, uma experiência visual e sensorial que explora a serigrafia como linguagem do pensamento e da memória. O projeto reúne obras de artistas angolanos Aladino Jasse, Careca e Vernon de Castro e do moçambicano Edson Bernardo, inspiradas nas visitas de campo do projeto de impacto social PEACE, no Huambo.
Durante a inauguração, marcada para as 17h30, o público terá oportunidade de participar numa talk sobre a relação entre arte e indústria têxtil, com a presença de Hiroshi Yamamoto (Textang) e Aladino Jasse, moderada pela BANTUMEN. A mostra estará aberta ao público e contará com um welcome drink para os visitantes.
Vanessa Sanches e Eddie Pipocas, fundadores da BANTUMEN, estarão em Luanda para acompanhar o evento, que pretende envolver a cidade num diálogo entre arte, cultura e pensamento crítico, celebrando uma década de trabalho na valorização das vozes negras do mundo lusófono.
RSVP para a conferência até 18 de outubro: geral@bantumen.com
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja