Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O mês de setembro de 2024 está a revelar-se um mês de importantes conquistas para a BANTUMEN. A plataforma cultural e de informação acaba de vencer o Fundo de inclusão do Pinterest Brasil e um prémio português de Inovação nos Media, atribuído pelo Obi.media - Observatório de Inovação nos Media, estrutura da Universidade NOVA de Lisboa - NOVA FCSH.
A nível internacional, pelo quarto ano consecutivo, o Fundo de Inclusão do Pinterest continua comprometido em apoiar uma maior diversidade de conteúdo na plataforma multimedia. Na edição de 2024 da iniciativa, o Pinterest teve como foco apoiar pequenos negócios, agências de criadores e editores de publicações independentes que são, possuem e operam, criam conteúdo ou produtos para comunidades historicamente sub-representadas. A BANTUMEN é uma das publicações independentes escolhidas para integrar a edição deste ano do programa.
O segundo reconhecimento deste mês aconteceu em solo português, trata-se da segunda edição dos Prémios Inovação nos Media (INN), realizada esta quinta-feira, 12 de setembro, em Lisboa. A BANTUMEN venceu na categoria de Equidade, Inclusão e Acessibilidade. O Público (Narrativas jornalísticas Inovadoras), Mensagem de Lisboa (Produtos e Projetos Jornalísticos), Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Envolvimento e/ou Capacitação dos Públicos) e StreamofBooks (Uso dos Media Digitais em Contextos Artísticos, Culturais e Criativos) foram os restantes vencedores da premiação.
A sublinhar que, a revista digital BANTUMEN foi fundada em 2015, com o propósito de ser uma plataforma que valoriza e amplifica as vozes das diferentes culturas africanas presentes nos países onde se fala português. Cada história que publicamos, cada narrativa que destacamos, é apenas uma peça na construção de uma visão mais plural dentro do universo mediático global.
Atualmente, além da revista digital, a BANTUMEN é também uma plataforma cultural, com diferentes iniciativas, que têm como propósito unir sinergias, promover cultura e permitir que outras narrativas ganhem o seu próprio espaço, além das pré-estabelecidas como a norma. Parte dessas iniciativas são a BANTUMEN PowerList 100, que reconhece personalidades negras, com origens de sete países lusófonos, com percursos inspiradores; o MIA (Mês da Identidade Africana), que, anualmente, ao longo do mês de novembro, acontece com uma produção editorial que mapeia a experiência afrodescendente em Portugal e com vários eventos culturais; e a curadoria da Editatona Visibilidade Negra, organizada com o coletivo Wiki Editoras Lx, que procura aumentar o número de perfis de mulheres e pessoas não binárias negras de referência na maior enciclopédia aberta do mundo, a Wikipédia.
Há também a sublinhar as diferentes parcerias que vamos desenvolvendo e que estão alinhadas com o propósito desta plataforma, como as curadorias do festival Fe.Li.Cidade, iniciativa do Centro Cultural de Belém, a organização conjuta do Akwendje, o primeiro festival literário em Angola, com os coletivos Mbange do Livro e Biso; a promoção dos programas de incubação da StartUp Portugal; a parceria com a Djassi África para a realização do primeiro relatório de dados sobre o empreendedorismo afrodescendente em Portugal; além das várias edições em que fomos Communnity Partners da Web Summit, com o propósito de levar à conferência internacional um maior número de empreendedores afrodescendentes.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024