Bienal de Veneza vai manter visão curatorial de Koyo Kouoh

27 de Maio de 2025
Bienal de Veneza 2026
Koyo Kouoh fotografada por Marco Longari/AFP

Partilhar

A Bienal de Veneza anunciou que a 61.ª Exposição Internacional de Arte, marcada para o período de 9 de maio a 22 de novembro de 2026, será realizada com base no projeto curatorial desenvolvido por Koyo Kouoh, falecida subitamente no dia 10 de maio de 2025. Intitulada In Minor Keys, a exposição manterá integralmente a visão da curadora senegalesa-camaronesa, com o apoio da sua equipa e da família.


A apresentação oficial teve lugar esta terça-feira, 27, na Sala delle Colonne, no Ca’ Giustinian, sede da La Biennale di Venezia, em San Marco. Originalmente prevista para 20 de maio, a revelação do título e do conceito curatorial foi antecipada como homenagem ao legado de Kouoh, cuja morte causou grande comoção no mundo da arte e da cultura.


Kouoh foi convidada para assumir a direção artística da Bienal Arte pelo presidente da instituição, Pietrangelo Buttafuoco, a 17 de outubro de 2024, tendo a sua nomeação sido formalmente anunciada à imprensa a 3 de dezembro do mesmo ano. Desde então, e até os primeiros dias de maio de 2025, trabalhou intensamente na definição da estrutura teórica, seleção de artistas e obras, identidade gráfica, arquitetura expositiva e redação do catálogo.


In Minor Keys, o título da exposição, expressa a abordagem filosófica e sensível que Kouoh imprimiu à sua curadoria. Num texto enviado ao presidente da Bienal em abril de 2025, escreveu: “Em outubro de 2024, senti-me profundamente honrada ao ser nomeada curadora da 61.ª edição da Bienal. É com prazer que partilho convosco o enquadramento filosófico que orientará a minha curadoria.”


A exposição será produzida pela La Biennale di Venezia e executada com o contributo direto dos profissionais selecionados por Kouoh: os curadores associados Gabe Beckhurst Feijoo, Marie Hélène Pereira e Rasha Salti, o editor-chefe Siddhartha Mitter e o assistente curatorial Rory Tsapayi.


Todos os detalhes adicionais - incluindo a lista de artistas convidados, países participantes, design da exposição e identidade gráfica - serão apresentados a 25 de fevereiro de 2026, na conferência de imprensa oficial em Veneza.


A Bienal também anunciou uma nova parceria com a marca de joalharia Bvlgari, que será patrocinadora exclusiva da Exposição Internacional de Arte para três edições consecutivas (2026, 2028 e 2030). Os patrocinadores principais da Bienal Arte 2026 incluem ainda illycaffè e Vela - Venezia Unica.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile