Estão abertas as inscrições para bolsas e programas internacionais em liderança, comunicação e clima

11 de Junho de 2025
Bolsas programas internacionais liderança comunicação clima
📸: @nappystudio/

Partilhar

Estudar numa das melhores universidades do mundo, participar numa academia de storytelling da CNN ou integrar uma simulação da COP30 no Brasil são algumas das oportunidades que estão a decorrer para jovens africanos e afrodescendentes. Com prazos a terminar entre junho e julho, estes programas oferecem bolsas, experiências internacionais e formação em temas como desenvolvimento sustentável, jornalismo e ação humanitária.

A McCall MacBain Scholarship é uma das bolsas mais prestigiadas para quem quer fazer um mestrado ou um segundo curso de licenciatura totalmente financiado na Universidade McGill, no Canadá. Além das propinas, a bolsa inclui um subsídio mensal de 2.300 dólares canadianos, custos de relocalização e aulas de francês. Os candidatos devem ser fluentes em inglês e ter completado ou estar prestes a completar o primeiro grau académico entre janeiro de 2020 e agosto de 2026. As candidaturas abriram a 1 de junho de 2025 e valorizam perfis com excelência académica, envolvimento comunitário, espírito empreendedor e potencial de liderança. Mais informações podem ser encontradas em mccallmacbainscholars.org.

Para quem atua na comunicação, a CNN lançou o programa Voices From the South: Storytelling for Impact, voltado para criadores de conteúdo, jornalistas e contadores de histórias em início de carreira residentes na América Latina, Ásia, Caraíbas e África. O objetivo é capacitar jovens talentos do hemisfério sul para reportar sobre saúde global e outras temáticas pouco representadas nos media internacionais. A formação decorre entre julho e outubro (online) e termina com uma fase presencial em Abu Dhabi, em novembro. As inscrições encerram a 23 de junho de 2025. Detalhes disponíveis em academy.cnn.com.

No campo da cooperação internacional, o programa Junior Professional Officer (JPO), em parceria com o governo italiano, está com duas vagas abertas para jovens profissionais de países em desenvolvimento. Os postos são no UN-Habitat e no UN-OCHA, ambos com sede em Nairobi, no Quénia. Os candidatos devem ter mestrado ou pós-graduação, falar inglês fluentemente e demonstrar interesse em temas humanitários. As candidaturas terminam a 16 de junho e podem ser feitas através do site owa.undesa.it.

Se estás a planear candidatar-te a algum destes programas, aproveita para seguir algumas dicas úteis: investiga a fundo a instituição, adapta o teu CV ao perfil da vaga, destaca as tuas qualidades na carta de motivação, evita exageros e segue o formato exigido para submissão dos documentos. Estas pequenas estratégias podem fazer a diferença na hora da seleção.

Para apoio adicional, a página @nextyouthworld no Instagram pode ajudar com esclarecimentos sobre os processos de candidatura.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile