PUBLICIDADE

BantuLoja

“Tudo o que faço é para pôr Cabo Verde no topo, muito orgulhoso em representar o meu povo”, David Pina

3 de Agosto de 2024
Cabo Verde no topo David Pina

Partilhar

David Pina conquistou a primeira medalha de sempre de Cabo Verde em Jogos Olímpicos, ao qualificar-se para as meias-finais da competição de -51 kg de pugilismo em Paris 2024.


A bravura aconteceu depois da vitória nos quartos de final do boxe, na categoria masculina até 51 kg. O porta-bandeira de Cabo Verde derrotou o zambiano Patrick Chinyemba, atual campeão de África, em decisão unânime e, com a vaga nas meias-finais de Paris 2024, já assegurou o pódio.


Em entrevista à BANTUMEN, o atleta revelou-nos que o caminho percorrido até ao pódio não foi fácil. “Foi muito difícil estar aqui depois de tudo o que aconteceu comigo. Passei por muita coisa para conseguir chegar aqui, já pensei em desistir e, se estou hoje no maior evento desportivo do mundo, é porque muitas pessoas me apoiaram”, diz-nos.


É um feito tremendo para o pugilista natural de Santiago, que cogitou largar o boxe há cinco meses, após perder uma das chances de classificação para os Jogos Olímpicos. Precisava realizar outras funções para cuidar da família. “Sempre lutei para pôr Cabo Verde no topo, no mais alto nível possível. Fiz o possível e o impossível para dignificar a bandeira do meu país e o meu povo que me acompanha sempre”, afirma David Pina.



Na sua modalidade nos Jogos Olímpicos, todos os semifinalistas garantem pelo menos a medalha de bronze. O pugilista cabo-verdiano, David Pina, ainda vai decidir a cor da sua medalha na próxima luta contra Hsanboy Dusmatov, do Uzbequistão, no próximo domingo, a partir das 15h50. Tem chances de registar uma história ainda maior.


“O sentimento desta conquista é único, o sabor da vitória depois de tantas lutas não tem palavras para o descrever”, contou-nos.


Cabo Verde estreou-se nos Jogos Olímpicos em Atlanta 1996. Desde então, nunca tinha subido ao pódio. É também o segundo país no pódio na história dos países africanos de língua portuguesa. Até agora, apenas Moçambique tinha medalhas – duas, ambas com Maria Mutola: bronze nos 800m rasos em Atlanta 1996 e ouro na mesma prova em Sydney 2000.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile