PUBLICIDADE

BantuLoja

Carisa, a arte de viver musicalmente entre vários mundos

19 de Setembro de 2024
Carisa, a arte de viver musicalmente entre vários mundos

Partilhar

Carisa Dias é uma cantora nascida em Portugal, de origens cabo-verdianas e que vive há vários anos no Luxemburgo. O seu percurso musical começou desde cedo, vinda de uma família de músicos, e foi no canto que encontrou a força unificadora das suas culturas e experiências.


A sua identidade, marcada pela transnacionalidade, intensificou em Carisa a certeza de que a sua arte e destino não têm fronteiras e foi o seu pai, também ele autor, compositor e cantor, quem primeiro a advertiu de que o seu público é o mundo. Desde sempre, a cantar em festas cabo-verdianas, “um dia o meu pai chegou ao pé de mim e disse: 'Olha, filha, o teu palco não é aqui, o teu palco é o mundo'. Naquele momento, não entendi o que ele estava a tentar dizer, mas mais tarde percebi. Ele acreditava que eu merecia algo mais, que merecia uma carreira internacional", partilha Carisa em entrevista a partir do Luxemburgo.


Nessa certeza de que a sua vida pertencia à arte de criar música, crescer num ambiente musical foi fundamental para o seu desenvolvimento artístico. "Sempre me vi rodeada de música. O meu pai foi a minha primeira grande referência. Ele apresentou-me diferentes géneros e incentivou-me a explorar a música como uma forma de expressão", recordou.

PUBLICIDADE

Lisboa Mistura
Carisa, a arte de viver musicalmente entre vários mundos

credits

Carisa, a arte de viver musicalmente entre vários mundos

M

As igrejas e os festivais escolares foram o seu primeiro palco e sempre olhou para a música como uma terapia além do entretenimento. “Para mim, a música é uma forma de entender o mundo e a mim mesma", reflete.


Apesar de cantar há vários anos e de já ter participado em projetos com artistas experimentados, como Valério Lopes, Kodé, Komani e Minos, é agora que Carisa está a preparar o seu primeiro grande passo. Essas experiências moldaram-na como artista, preparando-a para este momento em que, finalmente, se aventura a partilhar as suas próprias criações com o mundo. No início de 2025, vai lançar o seu primeiro álbum, que começa a ser promovido já em outubro, com o lançamento do primeiro single, “Sintonia”. Esta faixa, que já tivemos a oportunidade de ouvir, é dançante e revela a profundidade da alma artística de Carisa, como também promete conquistar o público com uma fusão singular de ritmos.


"Sintonia" é uma celebração do encontro de almas, um tema que Carisa explora com uma delicadeza lírica muito própria, evocando a magia do amor à primeira vista. Escrito em colaboração com Mesaro e produzido por MadSuperstar, o tema mergulha numa narrativa de conto de fadas, onde duas pessoas, acabadas de se conhecer, se conectam de forma inexplicável e arrebatadora. A canção, interpretada em português, crioulo cabo-verdiano e inglês, destaca a multiculturalidade que Carisa traz à sua música, tecendo influências do fado português, da morna cabo-verdiana e da kizomba numa tapeçaria sonora única.


Vê a entrevista de Carisa à BANTUMEN, através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile