Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O Cineclube Dentu Zona, na Cova da Moura, onde reside a maior comunidade cabo-verdiana em Portugal, abre novamente as suas portas no próximo dia 24 de maio, pelas 20h30, para uma noite dedicada ao cinema realizado por cineastas negres. A iniciativa, sob a curadoria de Lolo Arziki, cineasta e curadora, visa promover a diversidade e a representatividade negra nas artes cinematográficas.
“A finalidade do Cineclube Dentu Zona é criar um hábito de consumo de autores que estão a colocar nas telas questões de representatividade negra em diferentes contextos sociais e culturais e mostrar a diversidade na estética do cinema afrodiasporico”, pode ler-se no comunicado enviado à BANTUMEN.
Este evento mensal proporcionará ao público a oportunidade de assistir a obras de realizadores como Welket Bungué (Guiné-Bissau, Portugal, Alemanha), Neema Jodie (Tanzânia), David Jamado (Jamaica, Portugal) e Eliana Caleia (Portugal), destacando a rica estética do cinema afrodiaspórico. A entrada é gratuita, e além dos filmes, os visitantes poderão desfrutar de cachupa, com opção vegan, e uma seleção de bebidas.
Antes das exibições, às 19h, Lolo Arziki vai conduzir uma oficina de escrita criativa, gratuita e sem necessidade de inscrição, para pessoas negras. Para participantes não negros, solicita-se uma doação a partir de 10 euros.
O Cineclube Dentu Zona, anteriormente conhecido como Tabacaria Tropical, iniciou as suas sessões de cinema em 2016, tendo inclusive exibido o filme Relatos de uma Rapariga Nada Pudica, de Lolo Arziki, entre outros.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024