DJ Jesus apresenta "Monkey To Gorilla" e reforça o diálogo entre tradição e contemporaneidade

15 de Dezembro de 2025
dj jesus monkey to gorilla
DR

Partilhar

Depois do impacto do álbum de estreia The Thanks, que juntou modernidade e tradição africana, DJ Jesus regressa com a obra Monkey To Gorilla. Composto por cinco faixas, o álbum reflete maturidade artística, rigor técnico e uma conexão com a música africana, agora expandida para horizontes contemporâneos.

O título do álbum simboliza transição, crescimento e evolução, conceitos que acompanham todos os processos, seja na vida académica, profissional ou artística. Em Monkey To Gorilla, DJ Jesus não só atravessa portas como cria novas passagens melódicas, mostrando que a sua arte está pronta para a próxima fase.

“Esta transição resulta da perceção de que era uma questão de sobrevivência. O mundo mudou e precisamos de nos adaptar. Se não queremos ser tratados como pequenos, não precisamos dizer nada, basta crescer de facto”, afirma DJ Jesus.

Cada faixa do álbum foi meticulosamente trabalhada, fruto de anos de dedicação. A primeira música, Garrafa de Moet, com Uami Ndongadas e Alírio, demorou cerca de dois anos até ser concluída, com múltiplas sessões de mistura e masterização até alcançar o tom desejado. Orçado acima de 12 mil euros, DJ Jesus optou por um processo totalmente humano, recusando o uso de inteligência artificial, para garantir que cada detalhe do álbum fosse tratado como uma “jóia a ser lapidada.”

Musicalmente, o álbum percorre territórios que vão do afrobeat ao zouk, do trap ao kuduro, com fusões contemporâneas que evidenciam uma linguagem própria, emotiva e com identidade. O álbum reúne também convidados de peso, como Ary, Uami Ndongadas, Lil Saint, Alirio e Isamara Veiga, cada um trazendo voz, energia e autenticidade à obra.

Para DJ Jesus, o trabalho vai além do âmbito musical e é também um exercício de honestidade artística, uma libertação emocional e um compromisso com a tradição africana. Como o próprio explica: “Gosto de arrumar a nossa casa. Quero que, quando estrangeiros visitam o universo musical africano, encontrem algo autêntico, diferente e exportável naturalmente. Faço música para que os meus sintam orgulho.”

Monkey To Gorilla está disponível em todas as plataformas digitais.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile