Sebastião Coana leva as cores de Moçambique ao Qatar com “Ecos da Terra”

30 de Junho de 2025
Ecos da Terra moçambicana Qatar

Partilhar

O artista moçambicano Sebastião Coana inaugurou, no dia 29 de junho, a exposição individual Ecos da Terra, na prestigiada Galeria Katara, em Doha, capital do Qatar. A mostra, organizada pela Embaixada da República de Moçambique no Estado do Qatar em parceria com a Katara Cultural Village Foundation, está patente até 12 de julho de 2025 e integra as celebrações dos 50 anos da Independência de Moçambique e dos 31 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

A exposição reúne 18 obras inéditas que fundem memória, território e identidade, num percurso visual marcado por cores vibrantes e composições simbólicas. Através de uma linguagem poética, Coana transforma as paisagens da sua terra natal em expressões plásticas que convidam à reflexão sobre pertença e herança cultural.

“Esta exposição é fruto de uma parceria entre a Embaixada de Moçambique e a Katara Cultural Village com o objetivo de reforçar as trocas culturais e estreitar os laços entre os nossos povos”, afirmou o Embaixador de Moçambique no Qatar, S.Excia. Isac Mamudo Massamby, durante a inauguração.



Como extensão simbólica deste intercâmbio cultural, o artista foi também convidado a criar um mural permanente nas instalações da Katara Cultural Village. A obra de grande escala junta-se ao acervo público do espaço, fazendo de Coana um dos poucos artistas internacionais a deixar uma marca permanente naquele que é um dos centros culturais mais emblemáticos do Médio Oriente.

Sebastião Coana (Maputo, 1987) é uma das figuras mais marcantes da nova geração de artistas plásticos de Moçambique. Formado em Arquitetura pela China Central Academy of Fine Arts (CAFA), em Pequim, o seu percurso começou ainda na adolescência, no Museu Nacional de Artes de Moçambique.



A sua prática artística cruza pintura, arte urbana, escultura e instalações, com uma forte componente social e comunitária. É fundador da associação ArteMovi, dedicada à capacitação de jovens artistas em comunidades rurais, e tem trabalhado com organizações como a UNICEF na criação de murais que abordam temáticas como o combate ao casamento infantil, a violência contra crianças e a preservação ambiental.

Entre as distinções que já recebeu estão a Medalha de Ouro da Divine Academy of Arts and Culture (Paris, 2024), o Prémio AbinBev Africa Sustainability Challenge (2018) e o título de Startupper of the Year da TOTAL Energies (2019). Poliglota e ativista cultural, Coana usa a arte como ponte entre povos, línguas e realidades, fazendo do seu trabalho um manifesto vivo da força criativa africana.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile