4.ª Editatona Visibilidade Negra convida editoras a criar artigos sobre jornalistas negras na Wikipédia

11 de Setembro de 2025
editatona wikieditoras jornalistas negras
Wiki Editoras Lx | DR

Partilhar

No dia 27 de setembro, a Fundação Kees Eijrond, em Lisboa, acolhe a 4.ª Editatona Visibilidade Negra, promovida pelas Wiki Editoras Lx (WELx) com curadoria da BANTUMEN, assinada por Vanessa Sanches. A iniciativa, que decorre entre as 11h e as 17h, tem este ano como tema a edição de verbetes de jornalistas negras, num gesto coletivo para preencher lacunas de reconhecimento numa enciclopédia que ainda espelha desigualdades de visibilidade.

Numa altura em que se discute cada vez mais o impacto da desinformação e das fake news, a questão da representatividade nos media assume um carácter central pela forma como a ausência, ou a presença simbólica, de jornalistas negras empobrece a pluralidade de ângulos com que os factos são cobertos e explicados. Dados recentes apontam para um aumento tímido do número de profissionais negros, mas também para uma representação globalmente reduzida, concentrada muitas vezes em meios independentes e sem tradução proporcional em cargos de visibilidade e decisão.

De acordo com a organização, “editar verbetes de jornalistas negras uma ação fundamental para corrigir lacunas históricas de reconhecimento na Wikipédia, já que muitas dessas profissionais, apesar de terem trajetórias relevantes e produzirem impacto significativo na comunicação social e na construção de narrativas sobre suas comunidades, permanecem apagadas ou sub representadas neste espaço”, declaram. Das edições anteriores já resultaram biografias que hoje são referências de consulta: Yolanda Tati, Tchinda Andrade, Bia Santos e Pauline Duarte.

A editatona é um convite prático e político para que a sociedade civil se junte a mulheres, pessoas trans e não binárias para criar, melhorar e ilustrar páginas; inserir fontes; e garantir que vozes negras no jornalismo tenham presença e acesso público ao seu caminho profissional, procurando também alargar a participação no Movimento Wikimedia com as demais pessoas de comunidades subrepresentadas para reduzir vieses e garantir pluralidade.

A participação no evento é gratuita e requer inscrição prévia através do email editoraswikipedialx@gmail.com. Não é necessária experiência em editar na Wikipédia para participar na maratona de edição, mas é imprescindível levar um computador pessoal e o respetivo carregador. Além disso, será fornecido almoço e haverá um serviço de babysitting disponível para os participantes que se façam acompanhar de crianças, garantindo um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

De acordo com o coletivo Wiki Editoras Lx, apenas 20% do conteúdo da Wikipédia é dedicado a mulheres e pessoas não binárias, e menos de 13% dos editores pertencem a estes grupos. A representatividade racial é ainda mais limitada, com controvérsias sobre a confiabilidade das fontes de informação do Sul Global. Iniciativas como a PowerList 100, que destacam figuras influentes de comunidades historicamente invisibilizadas, são essenciais para promover a equidade e a democratização do conhecimento na Wikipédia.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile