PUBLICIDADE

BantuLoja

Renascendo Forte: tu também podes ajudar o Emerson a recomeçar

13 de Janeiro de 2024
Renascendo Forte: tu também podes ajudar o Emerson a recomeçar

Partilhar

Emerson de Castro, cabo-verdiano, de 34 anos, residente em Portugal, contraiu há cerca de dois meses uma bactéria da meningite. A doença – que tem na sua causa a inflamação das meninges (membranas que protegem o cérebro e a medula espinal) e que pode ser potenciada por diferentes agentes – como  bactérias, fungos ou vírus e que, em alguns casos, mais raros, pode resultar de reações medicamentosas ou outras doenças sistémicas – afectou-lhe os órgãos.

O Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), onde está internado, conseguiu controlar a infeção, mas como consequência, Emerson ficou sem circulação de sangue nas extremidades do corpo: mãos e pés. Sem plaquetas (às vezes chamadas trombócitos, são fragmentos celulares produzidos pela medula óssea que circulam na corrente sanguínea e ajudam o sangue a coagular), as extremidades do corpo de Emerson entraram em necrose (morte celular ou de tecidos no organismo). Para evitar o alastramento, Emerson teve os pés amputados e perdeu quase todos os dedos das mãos.

Apesar do difícil quadro clínico, depois de acordar do coma a que foi induzido, o jovem de 34 anos mantém-se resiliente e esperançoso sobre o futuro.

Assim que receber alta hospitalar, a sua vida terá de adaptar-se a um novo normal. Para que tenha qualidade de vida, a sua família lançou uma campanha de angariação de fundos que permita aliviar os custos dessa transição, tratamentos de saúde e de aquisição de próteses especializadas.

O Emerson enfrenta a difícil tarefa de adaptação a esta nova realidade e os custos das próteses, especialmente para os pés e mãos, são significativos. Cada contribuição, independentemente do valor, faz a diferença. A família pede que todos façam parte deste movimento de solidariedade, ajudando o Emerson a dar os primeiros passos em direção a um novo começo. Para saber mais sobre este caso e ajudar financeiramente, podes clicar aqui.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile