Gisela Mabel vence prémio internacional de Melhor Álbum de Jazz do Ano

21 de Julho de 2025
Gisela Mabel Melhor Álbum de Jazz do Ano

Partilhar

A pianista e compositora luso-angolana Gisela Mabel foi distinguida com o prémio de Melhor Álbum de Jazz do Ano nos SoloPiano Awards, uma competição internacional que celebra a excelência na música para piano solo.

O reconhecimento foi atribuído ao álbum Álbum de Retratos, uma obra que, segundo a artista, “nasce do desejo de unir e dar forma ao que foi essencial para me trazer até aqui". Explora a essência das memórias e emoções, como se estivéssemos a folhear um álbum de fotografias em movimento”. O trabalho articula influências da música clássica, jazz e contemporânea com elementos rítmicos de origem africana e brasileira, numa linguagem que convida à escuta íntima e à contemplação.

Os prémios são promovidos pela plataforma SoloPiano™, criada pelo pianista norte-americano Matthew Mayer, e reúnem anualmente centenas de artistas de piano solo de todo o mundo. Entre os nomes associados à comunidade estão figuras consagradas como o falecido George Winston, artistas nomeados aos Grammy e compositores de renome internacional como Matej Mestrovic.

Ao longo dos anos, Gisela Mabel tem vindo a afirmar-se no panorama internacional e em 2023 tornou-se a primeira artista portuguesa a integrar a compilação oficial do Piano Day com a peça Translucent, juntando-se a nomes como Yann Tiersen e Ólafur Arnalds na iniciativa fundada por Nils Frahm.

O álbum está disponível nas principais plataformas digitais.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile