Google retifica significado de “patroa” depois de post crítico de Anitta

22 de Setembro de 2020
Google retifica significado de “patroa” depois de post crítico de Anitta

Partilhar

Nem só de polémicas se move a vida de Anitta. A estrela brasileira reclamou nas suas redes sociais sobre a definição “confusa” da palavra patroa dada através do motor de busca da Google e a empresa já reagiu.

“Patroa é a mesma coisa que está escrito lá no patrão. Dona e proprietária do que eu quiser. Mano do céu, inacreditável. Não ’tou acreditrando que isso está no nosso dicionário”, disse Anitta. A indignação parte do facto de o resultado obtido ser “Patroa: a mulher do patrão; dona da casa”, enquanto para o género masculino o resultado é “Patrão: proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços”.

Com os seus fãs a partilharem e a tornarem a sua indignação popular, o Google foi “obrigado” a rever a definição da palavra.

“Adotamos uma série de mudanças para deixar as definições ainda mais claras e úteis para os usuários. No caso do termo ‘patroa’, a definição não estava mais refletindo o uso contemporâneo pelos falantes de português do Brasil, e, por isso, este verbete foi atualizado. No caso de ‘mulher solteira’, a pesquisa mostrou que a definição exibida ainda reflete o uso da expressão em algumas regiões do país, mas percebemos que essa forma de apresentar poderia levar a uma compreensão equivocada, e, por isso, foi retirada. Essas mudanças estão agora refletidas nos resultados das pesquisas do Google”, disse a Oxford Languages, dicionário parceiro do motor de busca.

Assim, a palavra patroa está agora representada no dicionário como “proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora”

Anitta está atualmente focada na internacionalização da sua carreira, pretendo mesmo entrar para o mercado norte-americano. Prova disso foi o feat com Cardi B e Myke Towers em Me Gusta e que já hit. A música foi lançada há quatro dias e já alcançou 17 milhões de visualizações no YouTube.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile