Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Graça Machel, activista e viúva de Nelson Mandela apelou, durante uma entrevista ao canal televisivo STV, para um movimento amplo e profundo de repúdio contra o assédio sexual em Moçambique.
A petição surge num momento que em que ocorre a polémica do caso de instrutores suspeitos de engravidar candidatas a polícias, na Escola Prática da Polícia em Moçambique.
A também presidente da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário e ex-ministra da Educação de Moçambique adiantou que a legislação deve ser reforçada e não pode deixar dúvidas que o assédio sexual é crime, num processo que deve envolver todos os agentes da sociedade moçambicana.
O caso veio a público há duas semanas, quando foi divulgada nas redes sociais uma ordem do comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, para o levantamento de um processo disciplinar contra os instrutores da Escola Prática da Polícia de Matalane, por suspeitas de terem engravidado jovens durante a formação.
Bernardino Rafael ordenou a suspensão dos instrutores e o regresso das jovens para as suas casas, assegurando a sua reintegração no curso após o parto.
A ex-Primeira Dama da África do Sul acredita que este problema seja conjuntural, necessitando de unir as forças das organizações da sociedade civil e também do próprio do Estado para o combate.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja