Graça Machel eleita uma das mulheres mais influentes de África

10 de Março de 2020
Graça Machel eleita uma das mulheres mais influentes de África

Partilhar

Graça Machel, política, ativista, ex-primeira-dama de Moçambique e África do Sul, foi considerada uma das mulheres mais influentes de África.

A edição deste mês da Forbes África foi dedicada às 50 mulheres mais poderosas do continente e na capa surge Graça Machel, sorridente, e a citação “as pessoas dizem que sou poderosa mas importo-me mais com o ser impactante”.

Viúva de Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique, e de Nelson Mandela, Graça Machel é a única mulher no mundo que já foi primeira-dama de mais de um país.

Além de uma proeminente lutadora pelos direitos das crianças, Machel é uma voz ativa também pelos que sofrem os efeitos da pobreza e pelo empreendedorismo feminino. Foi considerada uma das mais importantes ativistas africanas, trabalhou como professora e lutou com a Frente de Libertação de Moçambique – Frelimo durante a Luta Armada da Libertação Nacional.

Foi em 1976, que se casou com Samora Machel e se tornou a primeira-dama de Moçambique. Recebeu a função de ministra da Educação e Cultura no governo moçambicano por 14 anos, altura em que pôs em prática os seus projetos como ativista. 

Em 1990, foi nomeada pela Organização das Nações Unidas para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância e recebeu em 1995 a Medalha Nansen da ONU.

Depois da aquisição de todos estes prémios, fundou em 2010 a Graça Machel Trust, uma organização que tem desde então, apoiado mulheres empreendedoras no continente africano.

A lista da Forbes é uma compilação pan-africana inédita das principais mulheres do continente, oriundas do mundo dos negócios, política, comunicação, ciência, desporto e vida pública, que estão a desafiar o status quo. Esta mulheres estão a reformular a história, combatendo a desigualdade e abrindo novos caminhos para a criação de riqueza e, por sua vez, levando outras pessoas com elas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile