Graça Machel vai receber título “Honoris Causa” da Universidade de Leiden

22 de Janeiro de 2021
Graça Machel vai receber título “Honoris Causa” da Universidade de Leiden

Partilhar

Graça Machel tem desempenhado um papel brilhante como ativista para a proteção dos direitos das mulheres e das crianças em África, tendo conquistado um lugar entre as 100 mulheres mais influentes no continente, o que lhe rendeu o reconhecimento das Nações Unidas e muito recentemente o prémio dedicado à defesa do clima promovido pela revista African Leadership Magazine.

Tal como Mandela em 1999, Graça Machel vai receber o “Doutorado Honorário” da Universidade de Leiden, pelo seu compromisso com os direitos das mulheres e crianças.

O anúncio foi feito pelo reitor da Universidade, Carel Stoker, que utilizou a sua conta do Twitter para anunciar a nomeação de Graça Simbine Machel Mandela.

A entrega do título ocorrerá no dia da Fundação da Universidade, 8 de fevereiro, numa cerimónia online por causa da crise pandémica que se instalou pelo mundo.

A Universidade de Leiden é a mais antiga universidade dos Países Baixos, segundo o Times Higher Education World University Rankings, e uma das melhores da Europa Continental na área das Artes e Humanidades.

A nomeação de Machel foi dada pelo conselho de administração da Leiden Law School, por iniciativa dos professores dos direitos da criança Ton Liefaard e Julia Sloth-Nielsen. “Na sua vida agitada e carreira impressionante, Graça Machel tem sido uma defensora incansável dos direitos das mulheres e crianças em África e além”, explicaram.

O percurso de Graça Machel

Graça Machel é a única mulher que ocupou o cargo de primeira-dama de duas nações.

Antes de se casar com Mandela, Graça Machel foi primeira-dama de Moçambique, quando se casou com o Presidente Samora Machel, em 1975, três meses após a independência do país. Samora Machel morreu num misterioso acidente de avião a 19 de outubro de 1986, em Mbuzini, Montanhas Lebombo, África do Sul.

Graça Machel além de humanitária também exerceu vários cargos políticos,  tendo como destaque o cargo de Ministra da Educação e Cultura em Moçambique por mais de uma década.

 Uma apaixonada confessa pela educação dos jovens, já atuou como especialista em questões infantis para as Nações Unidas

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile