PUBLICIDADE

MIA 2024

Residência artística para artistas dos PALOP quer relembrar ideias de Amílcar Cabral

9 de Julho de 2024
hangar Affective Ecologies Amílcar Cabral

Partilhar

O Hangar - Centro de Investigação Artística, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, têm até ao dia 18 de julho uma candidatura aberta para o programa de residência artística intitulado "Affective Ecologies - Uma Residência Artística sobre a relevância atual do pensamento de Amílcar Cabral". Esta iniciativa celebra o legado de Amílcar Cabral e coincide com o 50.º aniversário do 25 de Abril, destacando as lutas anticoloniais que contribuíram para a queda da ditadura em Portugal.


A residência artística, com duração de duas semanas, de 1 a 15 de outubro, visa proporcionar um espaço para que artistas explorem as ideias de Amílcar Cabral, que se focam na interligação entre a regeneração ecológica, social e política. Este é um convite para refletir sobre a importância contemporânea do pensamento de Cabral, promovendo a criação artística que dialogue com temas de relevância histórica e atual.


Os artistas interessados têm até ao dia 18 de julho para submeter as suas candidaturas. Os critérios de seleção incluem qualidade e consistência na prática artística, relevância do trabalho desenvolvido para o tema do projeto, idade entre 25 e 35 anos, nacionalidade de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique ou São Tomé e Príncipe, podendo residir fora do seu país de origem.


https://www.instagram.com/p/C8Wfl-lI-i5/?img_index=1


Os selecionados irão beneficiar de várias condições para facilitar o desenvolvimento dos seus projetos. Estas incluem uma verba de apoio à criação, apoio à produção de obras, bem como cobertura de despesas de viagem, alojamento e alimentação durante o período da residência. O programa de residência será ainda acompanhado por uma equipa de curadores e artistas e incluirá um conjunto de atividades de criação e formação, tais como: trabalho de estúdio, workshops, visitas a museus, a centros de arte, a galerias e a ateliers de artistas. O programa culminará com uma conversa pública e apresentação das obras produzidas durante a residência, no auditório do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.


Para mais informações e detalhes sobre o processo de candidatura, basta aceder a este formulário.


O Hangar é um espaço em Lisboa, Portugal, dedicado à investigação e à produção artística contemporânea, promovendo a troca de conhecimento e a colaboração entre artistas de diferentes origens e disciplinas.



Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile