Já são conhecidos os vencedores do Prémio Hollard Futuros Melhores 2025

5 de Maio de 2025
Hollard Futuros Melhores

Partilhar

A Hollard Moçambique anunciou publicamente os vencedores dos Prémios Hollard Futuros Melhores 2025 para Artistas, durante a abertura oficial da 15.ª Exposição Colecção Crescente, uma iniciativa da Kulungwana – Associação para o Desenvolvimento Cultural.


No centro desta iniciativa está o Prémio Hollard Futuros Melhores 2025 para Artistas, um prémio anual que reconhece os melhores trabalhos dos jovens criativos mais promissores do país. Este ano, cerca de 100 artistas emergentes participaram com mais de 300 obras submetidas à seleção. Deste talentoso grupo, três artistas foram distinguidos como vencedores: Zerito Pedrito Sabão Pita (Zerito Sabão), Medgiss Ananias Mutombene (Medgiss Mutombene) e Carmen Maria Muianga. Além destes, dois artistas – Pinto Zulu e Yassmin Santos Forte – receberam Menções Honrosas.


Durante a cerimónia, a Hollard Moçambique partilhou a seguinte mensagem aos nomeados: "A vossa dedicação, originalidade e visão arcaica não são apenas inspiradoras, são essenciais para a narrativa cultural de Moçambique. Vocês estão a ajudar a redefinir a forma como nos vemos a nós próprios, como expressamos as nossas verdades e como imaginamos o caminho que temos pela frente."



Foram também entregues certificados de reconhecimento aos dez artistas nomeados, por Jéssica Figueiredo, Embaixadora da Marca e coordenadora da iniciativa Colecção Crescente na Hollard Moçambique, entidade patrona do evento pelo sétimo ano consecutivo.



Apresentada sob o tema evocativo "Tempo", a 15.ª Exposição Colecção Crescente, agora oficialmente aberta ao público, oferece tanto aos artistas como ao público uma reflexão sobre a relação dinâmica entre o passado, o presente e o futuro. A mostra apresenta interpretações ousadas e estimulantes do conceito de tempo, profundamente enraizadas na identidade e expressão moçambicanas. Ecoando o lema da campanha, "Visões do Amanhã", a exposição sublinha a crença da Hollard na imaginação como ferramenta poderosa para visualizar e criar um futuro mais brilhante e inclusivo, reafirmando o seu compromisso contínuo com o apoio à arte e cultura moçambicanas, e ao fortalecimento da próxima geração de pensadores, inovadores e contadores de histórias visuais.




Os vencedores foram selecionados por um distinto painel de jurados locais e internacionais, com base em critérios previamente definidos. O júri foi composto pela professora Alda Costa, por Dana McFarlane, da White River Gallery, e pela curadora Mieke Oldenburg. Cada jurado nomeou dez artistas, seguindo-se uma deliberação coletiva para determinar os premiados finais.


Até à data, os Prémios Hollard Futuros Melhores para Artistas – uma plataforma prestigiada criada em 2019 que reconhece o talento artístico excepcional e proporciona oportunidades de crescimento profissional – já apoiaram milhares de artistas aspirantes, tendo galardoado, até ao momento, 12 jovens criativos com o prémio principal.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile