Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O festival de cinema IndieLisboa regressa à cidade entres os dias 1 e 11 de maio, para a sua 22.ª edição. São 238 filmes a ocupar salas, piscinas e noites lisboetas, com espaço para estreias mundiais, talentos emergentes e olhares fora do centro com destaque para o filme Hanami, da realizadora Denise Fernandes, e Orlando Pantera, um filme que retrata a vida, obra e trajetória de um dos ícones da cultura cabo-verdiana, realizado por Catarina Alves Costa.
O programa divide-se por várias secções, onde o cinema é celebrado nas mais diversas vertentes. A lista inclui espaços como Silvestre, onde autores consagrados arriscam novas formas de contar histórias; Brand New, dedicada à nova geração portuguesa, estudantes ou autodidatas; IndieMusic, documentários que cruzam imagem e som; e Smart7, colaboração entre sete festivais europeus com filmes representativos de cada país.
Além das salas habituais - Cinema São Jorge, Culturgest, Ideal, Cinemateca, Fernando Lopes — o festival volta à Piscina da Penha de França com sessões ao ar livre. Para os mais pequenos, o IndieJúnior traz filmes, oficinas e brincadeiras com espaço para o olhar crítico desde cedo. Do lado da indústria, há formação e apoio à produção nacional com o Portuguese Film Fund, oficinas para cineastas com o IndieLisboa Lab, e debates através do LisbonTalks.
As noites terminam na Casa do Comum, no Bairro Alto, das 23:00 às 02:00, que funcionará como uma extensão do festival. A programação noturna começa no dia 01 de maio e estende-se até ao dia 09. No dia 03 de maio decorre a Orlando Pantera Party, celebração de legado do músico, no Noir Désir, a partir da meia-noite.
“Filhos do Meio – Hip Hop à Margem”, de Luís Almeida, é um documentário que narra a história do rap em Almada e Miratejo, duas localidades que foram pioneiras deste género em Portugal. Através de entrevistas com os protagonistas da cena local, o filme explora a evolução do hip hop nestas comunidades, destacando a sua importância cultural e social. A obra será exibida no Cinema São Jorge, a 7 de maio, às 19h00.
“Hanami”, de Denise Fernandes, é uma longa-metragem que transporta o espectador para uma ilha vulcânica remota, acompanha a trajetória de Nana, uma menina que cresce numa “ilha vulcânica remota”, onde apesar da partida ser uma constante, ela aprende a ficar. A narrativa retrata as etapas e dores do crescimento, desde o momento em que está na barriga da mãe até à adolescência. O filme, que foi rodado na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, e que cujo elenco é composto maioritariamente por atores não profissionais, foi premiado como Melhor Realizadora Emergente e recebeu Menção Honrosa de Primeira Obra no Festival de Locarno 2024. Será exibido no Cinema São Jorge, a 6 de maio às 21h00, e no Cinema Ideal, a 9 de maio às 16h30.
“Milton Bituca Nascimento”, realizado por Flávia Moraes, é um documentário que acompanha a tournée de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores ícones da música brasileira. O filme explora a complexidade e a simplicidade da sua obra, refletindo sobre a alma brasileira. Através de apresentações e depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Carminho e Maro, o documentário revela a dimensão mundial de Milton e a comoção que ele provoca nos fãs. Será exibido na secção IndieMusic do IndieLisboa, de 1 a 11 de maio de 2025.
“Orlando Pantera”, realizado por Catarina Alves Costa, é um documentário que revive o legado do músico cabo-verdiano Orlando Pantera, falecido aos 33 anos, antes de lançar o seu álbum solo. O filme utiliza arquivos e encenações musicais para apresentar interpretações contemporâneas de artistas como Mayra Andrade e Princezito, destacando a influência duradoura de Pantera na música cabo-verdiana. A obra será exibida na secção IndieMusic do IndieLisboa, de 1 a 11 de maio de 2025.
“Sabura”, realizado por Falcão Nhaga, é uma curta-metragem portuguesa que narra a história de um jovem casal imigrante que se reencontra em Lisboa, partilhando uma casa com outros imigrantes. Através deste cenário, o filme explora as dinâmicas de proximidade e distância que surgem nas relações, refletindo sobre os desafios e as complexidades da vida na diáspora. A obra será exibida na Competição Nacional do IndieLisboa, com sessões agendadas para o Cinema São Jorge a 8 de maio às 19h00 e a 10 de maio às 16h00.
“We, People of the Islands”, realizado por João Ribeiro, é um documentário que narra a história de 31 jovens cabo-verdianos que, cansados da pobreza e da fome, embarcaram numa aventura secreta para Cuba, onde receberam treino militar. Ao longo do filme, são exploradas as suas trajetórias e os desafios enfrentados, oferecendo uma visão única sobre a luta e a resistência do povo cabo-verdiano. A obra será exibida na secção Focus do IndieLisboa, com sessões agendadas para o Cinema Ideal a 4 de maio às 19h30 e a 6 de maio às 16h00.
A programação completa do evento pode ser consultada através da app ou do site oficial indielisboa.com
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja