Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) anunciou a reativação dos Jogos da Lusofonia, cujas candidaturas abrem em breve. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da associação, que decorreu no passado mês de abril, na cidade da Praia, Cabo Verde.
O encontro marcou uma nova fase da ACOLOP, com a presidente Filomena Fortes a sublinhar o valor estratégico do evento: “Este congresso representa uma oportunidade para promover os princípios e valores olímpicos e contribuir para o desenvolvimento sustentável do desporto nos países lusófonos.”
Além da retoma dos Jogos, foi também confirmada a realização da próxima Assembleia Geral da ACOLOP em Angola, em dezembro deste ano. O momento serviu ainda para o reforço de parcerias com entidades nacionais e internacionais, através da assinatura de protocolos com o Panathlon Clube de Lisboa, a World Flying Disc Federation, a Win2Tech / Quality Media e a IGNITX.
Com o tema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”, o Congresso Olímpico da Lusofonia reuniu representantes de comités olímpicos, federações desportivas e organizações parceiras, com destaque para intervenções técnicas e institucionais.
Diogo Nabais, do Comité Olímpico de Portugal, abordou o “Estatuto de Utilidade Pública e Estatuto de Observador da CPLP”, enquanto Jorge Carvalho, coordenador do Desporto da CPLP, apresentou uma perspetiva sobre os “Jogos Multidesportivos – CPLP e Lusofonia”. Miguel Toscano, do Ericeira Surf Clube, encerrou com uma intervenção sobre “Planeamento e Gestão de Projetos em Ambiente de Consórcio Internacional”.
Houve também um momento dedicado à inovação digital, com Andres Santi Gonzalez, da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), a apresentar sobre “Inteligência Artificial e Acelerador Digital”. Seguiram-se apresentações de parceiros e federações internacionais, centradas na cooperação desportiva em contexto lusófono.
Fundada em 2004 e refundada a 29 de abril de 2024, em Lisboa, a ACOLOP tem como missão reforçar o movimento olímpico nos países de língua portuguesa, através da criação de oportunidades para atletas, treinadores e dirigentes, e da valorização da identidade comum e diversidade cultural no espaço lusófono.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja