Lavimó da Verónica lança “As Origens”, com ensaio ficcional sobre a história de África

30 de Abril de 2025
lavimo veronica ensaio
📸 DR

Partilhar

O escritor moçambicano Lavimó da Verónica apresentou, em Maputo, o seu primeiro romance literário. Intitulada “As Origens – Um Ensaio para a Desconstrução dos Pensamentos, a publicação propõe uma releitura da história de África, cruzando elementos históricos e científicos numa narrativa ficcional.


A obra segue a jornada de um homem negro brasileiro que parte em busca das suas raízes africanas. Ao longo do percurso, o leitor é confrontado com reflexões sobre identidades raciais, crenças, linhagens de pensamento e a construção de narrativas históricas. O autor recorre à ficção para explorar os modos como o passado africano tem sido contado — ou omitido — nos discursos dominantes.


Durante o lançamento, Lavimó explicou que o livro pretende contrariar a visão eurocêntrica da história do continente. “Ao longo da nossa história, fomos bombardeados por uma visão eurocêntrica que tentava estabelecer a ideia de que África não tinha história e que nada contribuiu para o mundo”.


Natural da Beira e formado em Engenharia Civil pela Universidade Eduardo Mondlane, Lavimó escreveu o livro em 2021, durante um período de exílio em Quelimane e teve como inspiração a autora Chimamanda Ngozi Adichie, que afirma ter despertado o seu estímulo para escrever. Antes do romance ficcional, o autor já tinha escrito “Sedento de Amar”, um livro de poemas.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile