Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A entrevista que fizemos ao artista plástico guineense Young Nuno, quando passou por Portugal para a sua primeira exposição internacional a solo, foi o artigo mais lido na BANTUMEN nos últimos sete dias. Seguiu-se o lançamento do álbum de Soraia Ramos; a décima edição do Angola Restaurant Week; o LP dos Another LvL Squad; e a campanha de angariação de fundos a favor de Mamadou Ba que chegou ao seu objetivo.
Depois de cerca de um ano da estreia no Centro Cultural Português de Bissau, com a exposição Substantivo Feminino Arte, Young Nuno marcou mais um passo importante na sua carreira com a primeira exposição internacional, Udjus di Guineenses e Djintis Di Guiné-Bissau. O acervo, tal como o título indica em crioulo, revela os olhares e as gentes da Guiné-Bissau e passou pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal (Portugal), durante os meses de agosto e setembro.
No mês de agosto encontramos-nos com Soraia Ramos para um tête-à-tête. Bonita, com um brilho no olhar e um sorriso de orelha a orelha, contou-nos que já tinha o seu primeiro álbum finalizado e que estava pronta para lançá-lo. Chegou finalmente o dia. Cocktail já está disponível e é um manifesto das diferentes Soraias que habitam a sua personalidade artística e das suas origens.
Com direito a apresentação física com amigos, artistas e comunicação social, a artista aproveitou também para lançar um single do projeto, “Me Deixou”. E as novidades não pararam por aqui, Soraia Ramos anunciou também que vai subir ao palco do Coliseu de Lisboa no dia 30 de março para um concerto especial.
A décima edição do Angola Restaurant Week acontece entre os dias 23 de outubro e 5 de novembro, em 24 restaurantes de Luanda e Lubango, e promete muitas novidades. O evento decorre simultaneamente em todos os restaurantes aderentes, nos próprios estabelecimentos de restauração, destacando-se este ano a participação de 13 novos restaurantes.
O grupo Another LvL Squad, sediado em Londres, decidiu lançar o seu primeiro álbum, TrapCulture, que coloca em destaque a colaboração de artistas da música lusófona. Com 13 faixas, este projeto colaborativo está disponível nas diversas plataformas de streaming, assim como o videoclipe da faixa “My GVNG”, dirigido por Don Vivi Visuals.
Mamadou Ba foi condenado a pagar 2400 euros por difamação, por ter escrito nas redes sociais que um neonazi português que fez parte do grupo que assassinou o cabo-verdiano Alcindo Monteiro era “uma das figuras principais do assassinato de Alcindo Monteiro”. Várias pessoas lançaram uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para ajudar com os custos judiciais do processo. Esta quarta-feira, 25 de outubro, a campanha atingiu o objetivo de seis mil euros e, no momento de publicação deste artigo, chegou aos mais de sete mil euros.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024