Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Mais uma rodada dos artigos mais lidos no sítio de sempre. Nesta 26ª semana do ano, numa entrevista com Inoweze Ferreira, CEO e Board Member na Unitel Cabo Verde e Unitel em São Tomé, falámos sobre a capacidade de liderança de Cabo Verde no campo da inovação. Entrevistámos também Briisa, uma jovem promessa do rap angolano; escrevemos sobre o novo espaço cultural de quatro coletivos negros, em Monte Abrãao (Portugal); sugerimos-te 15 livros sobre a comunidade queer, e ainda anunciámos a primeira WELx Wiki Walks, uma tour única que destaca os espaços da presença africana em Lisboa, a acontecer no dia 6 de julho.
Três frases trocadas e percebe-se que Inoweze Ferreira está habituado a criar ligações. À frente da Unitel T+ em Cabo Verde e Unitel STP em São Tomé e Príncipe há quase 10 anos, o gestor explica, em entrevista, como a transição digital veio apoiar a economia de ambos os países e que impulso é que esta operadora está a dar em todo esse processo. Descontraidamente, o gestor falou-nos, com entusiasmo, de como a mudança já está a acontecer.
Provavelmente, através do Instagram ou no TikTok, já deves ter ouvido “Cabelo Crespo”, da angolana Briisa. A música que a artista criou para responder a um comentário racista de uma adolescente brasileira acabou por viralizar, com vários influencers, famosos e desconhecidos a utilizar a música para criar conteúdo de empoderamento. Só no TikTok da rapper, os vídeos que promovem a música contam perto de 15 milhões de visualizações.
Dos Estados Unidos à Nigéria, vários autores discutem as experiências desafiadoras e vívidas dentro da comunidade LGBTQIAP+ através de uma lente profunda e imaginativa. E, embora muitos tenham enfrentado dificuldades e obstruções para divulgar as suas palavras poderosas, o campo literário tem se expandido de forma vibrante e agora somos capazes de ler histórias únicas que retratam as várias matizes de género e sexualidade sem qualquer censura.
A Wiki Editoras Lx e a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal uniram-se para criar a Welx Wiki Walks, uma tour única que destaca os espaços da presença africana em Lisboa, no próximo dia 6 de julho. Os participantes desta tour terão a oportunidade de visitar e fotografar locais de importância histórica e cultural relacionados com a presença africana na Grande Lisboa e as imagens e informações serão depois partilhadas nos projetos Wikimedia, promovendo a inclusão dessas memórias na memória coletiva global.
Monte Abraão, na Linha de Sintra (Portugal), vai abrir portas para um novo espaço cultural negro, naquela que é a região com o maior número de pessoas africanas e afrodescendentes em Portugal.
O espaço vai ser partilhado por quatro coletivos negros, The Blacker The Berry Project, Mbongi 67, Nêga Filmes e Fonte, com o propósito de servir como um novo epicentro cultural na periferia. A intenção é descentralizar o polo cultural que é Lisboa, dando palco a talentos e vozes residentes fora do centro da cidade.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja