Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O percurso de Carel Baptista, com foco nos seus projetos culturais dedicados à comunidade guineense, foi o tema que mais interesse gerou entre os leitores da BANTUMEN nos últimos sete dias. Seguiram-se a festa de apresentação do álbum Dos Combatentes a Setúbal, de Kiari Flores; a cineasta Denise Fernandes que venceu o prémio Revelação no Festival de Cinema de Locarno; a entrevista a rapper newcamer Cynthia Perez e, por fim, a seleção da coreógrafa Aneth Silva que foi seleccionada para um programa internacional de artes.
O nome Carel Baptista não é desconhecido por aqui. Este jovem de 26 anos, natural da Guiné-Bissau, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura guineense. Com inúmeros projetos já iniciados e aos quais dedica grande parte do seu tempo, decidimos conversar com o agitador cultural para saber mais sobre o seu trabalho.
Kiari Flores brindou-nos nesta terça feira, 20, com o seu primeiro disco de originais. “Dos Combantes a Setúbal” é um repertório de 10 faixas, que chega às plataformas digitais com as colaborações de Paulo Flores e Manecas Costa e uma homenagem à Força Suprema.
A realizadora Denise Fernandes conquistou o prémio revelação na 77.ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, com “Hanami”, projeto filmado na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, O seu nome consta por duas vezes na lista de premiados, primeiro com o Prémio de Melhor Diretor/a Revelação – Cidade e Região de Locarno e, depois, nas Menções Especiais.
Cynthia Perez, um nome que já ressoava nos círculos literários e fotográficos angolanos, está agora a traçar um novo caminho no panorama musical. Com o lançamento do seu primeiro single "Um Corpo Só", uma obra que já está a captar a atenção do público, Cynthia concretiza um sonho antigo, mas também abre uma nova página na sua multifacetada carreira artística. Na conversa com a BANTUMEN, a artista fala sobre como foi parar à música, a concepção do single e as expectativas para o futuro.
Aneth Silva, coreógrafa angolana, foi uma das quatro artistas selecionadas para a edição de 2024 do programa Goethe Mobiarts, também conhecido como “Mobile – Encontros Transfronteiriços para a Diversidade nas Artes do Espetáculo”. Este programa, criado pelo Goethe-Institut, tem como objetivo promover a diversidade e inclusão artística, reunindo artistas de diferentes países para atuar em várias cidades africanas.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024