Marcas por escrever
Contactos
Pesquisa
Pesquisar
Pesquisa

Partilhar
X
No novo single, o kudurista Mega Crazy transforma as cinco vogais num exercício sobre educação, comunicação e valores, colocando uma ideia elementar sobre a energia rítmica do kuduro. Shneaky volta a colaborar com o artista.
AS VOGAIS”, single lançado a 4 de setembro, no qual o artista angolano cruza kuduro, humor e uma mensagem centrada na aprendizagem.
A premissa é deliberadamente simples: A, E, I, O, U. Mas Mega Crazy utiliza essa sequência como porta de entrada para um tema maior. Ao longo da música, aprender as vogais deixa de ser apenas uma memória dos primeiros anos de escola e passa a representar o acesso à leitura, à escrita e, por extensão, à capacidade de compreender e comunicar com o mundo.
O refrão assume quase a forma de um exercício de repetição. As vogais são cantadas e associadas a palavras e ideias Alegria, Energia, Iluminado, Organizado e Humano enquanto os versos insistem no estudo, no conhecimento e na necessidade de aprender antes de pretender ensinar os outros.
A letra também deixa claro que a proposta não se destina exclusivamente às crianças. Quando Mega Crazy introduz a ideia de uma “TPC” e avisa que aprender “não é só para as crianças”, desloca a canção de uma linguagem infantil para uma reflexão mais abrangente sobre educação. Nesse sentido, “AS VOGAIS” funciona menos como uma canção escolar convencional e mais como uma tentativa de tornar a aprendizagem parte da experiência quotidiana e coletiva.
A escolha do kuduro para transportar esta mensagem não é um elemento secundário. Nascido e desenvolvido em Luanda, o género construiu historicamente uma linguagem própria a partir da vida urbana, da oralidade, da dança, do humor e da observação social. Estudos sobre o género têm destacado precisamente a sua capacidade de representar experiências juvenis e diferentes realidades sociais angolanas.
Mais recentemente, investigação académica publicada em 2026 discutiu também o potencial das letras de kuduro enquanto recurso para o ensino da língua portuguesa e da literatura em Angola, apontando elementos como rima, oralidade, fenómenos linguísticos e proximidade com os códigos culturais dos alunos. “AS VOGAIS” não nasce necessariamente como material pedagógico formal, mas aproxima-se intuitivamente dessa possibilidade: usar uma linguagem musical reconhecível para tornar a aprendizagem memorável.
Segundo a informação disponibilizada pelo artista, a componente musical foi trabalhada por Shneaky, através de uma abordagem contemporânea ao beat de kuduro. O contraste é central à proposta: uma matéria associada às primeiras etapas da aprendizagem é colocada sobre uma estrutura destinada à dança.
A colaboração prolonga ainda uma relação artística já visível em 2026. Mega Crazy e Shneaky tinham trabalhado juntos em “FRONT AND BACK”, lançado em março.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos